Blog

10 atrações imperdíveis em Ibicoara no sul da Chapada Diamantina


Maior que a Bélgica e no coração do Brasil, a Chapada Diamantina reúne incontáveis opções para quem quer botar a mochila nas costas e conhecer os mais belos cenários naturais que o país tem a oferecer. Algumas destas incríveis atrações estão na cidade de Ibicoara, sul da região que é repleta de rios, poços e cachoeiras.
Abaixo listamos 10 atrações imperdíveis por lá.
Confira!

1 – Baixão de Ibicoara

Foto: Divulgação.

Cercado por rios e belas cachoeiras é a melhor opção para quem quer ficar isolado num verdadeiro recanto de tranquilidade ao sul do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
O Baixão fica na área rural de Ibicoara e de lá é possível partir para conhecer as cachoeiras da Fumacinha (e fazer a Fumacinha por cima), do Penedo, Véu de Noiva, o Pico do Gavião, Rio Jiboia e pinturas rupestres.

2 – Cachoeira do Buracão

Foto: Divulgação.

É tarefa praticamente impossível dizer qual é a cachoeira mais bonita da Chapada Diamantina, mas certamente a do Buracão é uma delas. A caminhada até ela passa por belos cenários com formação de pequenos poços e piscinas naturais. Ao final, um majestoso cânion com cerca de 90 metros de altura de onde correm as águas até o ‘buracão’.
A Cachoeira do Buracão fica no Parque Municipal do Espalhado. É importante lembrar que é obrigatória a contratação de guia para visitar o atrativo. A entrada custa R$ 6 por pessoa e pode ser comprada no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na Praça Tancredo Neves, centro de Ibicoara. No Centro de Atendimento, que funciona diariamente das 8h às 17h30 também é possível comprar lembranças de Ibicoara cujo lucro é destinado à Brigada de Incêndio local.

3- Cachoeira da Fumacinha (por cima e ou por baixo)

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Certamente você já ficou deslumbrado(a) com alguma imagem dela por aí (na web, em revistas ou na TV). São cerca de 290 metros de altura divididos pelas paredes de um cânion. Verdadeiro espetáculo da natureza.
Uma das opções é conhece-la por cima de onde é possível observar o grandioso cânion de vários pontos. É possível conhecer a Fumacinha indo por cima em qualquer época do ano, mesmo com o rio cheio.

4- Cachoeira do Licuri

Foto: Divulgação.

Com cerca de 100 metros de altura é possível avistá-la de um mirante (por cima) ou por baixo.
A cachoeira do Licuri é a única da região cuja visita não necessita de guia.

5- Cachoeira Véu de Noiva

Foto: Divulgação.

Por lá, o poço que segue o curso do cânion é convite para ao banho e relaxamento. As paredes e os cerca de 30 metros da cachoeira completam o cenário.

6- Cachoeira do Rio Preto

Foto: Divulgação.

Encravada ao final do Vale do Ribeirão, na Serra do Sincorá tem cerca de 50m de altura e um belo poço.

7- Cachoeira do Morro do Chapéu

Foto: Divulgação.

Também conhecida como Cachoeira do Penedo está no Gerais do Machombongo e pode ser alcançada através de caminhada de dois dias (nível de dificuldade difícil).

8- Rio Jiboia e Pinturas rupestres

Foto: Divulgação.

O fantástico Rio Jiboia não fica a dever nada em beleza a Fumacinha e ao Buracão. Em uma trilha de nível médio por 14 km se atravessa o Rio Riachão (Rio da Fumacinha) e vai ao encontro do Rio Jiboia passando por poços gigantescos.
Além de toda a beleza do roteiro, no passeio se atravessa 3 biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga. O ponto final do passeio é no estacionamento da Cachoeira do Buracão. Durante o percurso é possível ver pinturas rupestres como também pegadas de animais tais como onça e raposa.

9 – Roteiro cultural

Foto sob licença Creative Commons.

Visitar tradicionais fazendas de café, Casa de Farinha e cachaçarias são algumas das opções para quem quer tomar um fôlego das trilhas e conhecer um pouco das ricas cultura e histórias locais.

10- Comer a famosa Coxinha de Jaca de Ibicoara

Foto: Divulgação.

Parada obrigatória para experimentar a iguaria é a padaria do Campo Redondo. Lá a Coxinha de Jaca é frita na hora acompanhada com uma cervejinha gelada ou com sucos naturais é boa pedida.

Bônus: com um palco tão grande, além das opções acima, os atrativos locais proporcionam a prática de atividades como escalada, dowhill, rapel passeios de cavalo e bicicleta, entre outros.

Onde ficar

Localizado a 3 minutos (a pé) da Praça Tancredo Neves (a principal da cidade) e pertinho de restaurantes, padaria e supermercados a melhor opção custo/benefício em Ibicoara é o Hostel Ibicoara.
O hostel conta com quartos compartilhados (para até 4 pessoas), quartos triplos e de casal, além de uma área de camping e cozinha compartilhada e wi-fi. O café da manhã caprichado ajuda o visitante a carregar as energias antes de desbravar as maravilhas do local.
Para mais informações sobre o Hostel Ibicoara acesse o site, a fanpage do hostel no Facebook, o perfil no Instagram ou ligue para o 77 9 8132-5215, ou ainda envie e-mail para o hostelibicoara@gmail.com.
Como conhecedores e amantes de Ibicoara, o hostel também poderá lhe dar informações sobre como acessar estes e outros passeios pela cidade e região.

Foto: Divulgação.

Como chegar

De veículo próprio, vindo pela BR-142 pegue a BR-0900 sentido Ibicoara, siga sempre em frente desde o trevo de entrada até a Praça Tancredo Neves, a principal da cidade.
Para quem pretende ir à Ibicoara de ônibus a partir de Salvador a melhor maneira é pegar a linha com destino a Cascavel município vizinho de Ibicoara pela empresa Entram que oferece esse trajeto todos os dias. De Cascavel a Ibicoara há vans e possibilidades de taxi. Também há como agendar seu transfer com o Hostel Ibicoara. Às
sextas-feiras (somente) há ônibus de Salvador direto para Ibicoara. E no Domingo o mesmo ônibus retorna a capital baiana.
Para quem sai de Vitória da Conquista há ônibus diariamente para Ibicoara pela empresa Novo Horizonte.

Imagem: Reprodução Google Mapas.

Texto: Hostel Ibicoara e Redação.
Fotos: Divulgação Hostel Ibicoara.

Este é um publieditorial.

Votar

10 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 16

Votos Positivos: 13

Upvotes percentage: 81.250000%

Votos Negativos: 3

Downvotes percentage: 18.750000%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…