Blog

2 mulheres transformam KOMBI em MOTORHOME


 

Fernanda e Tainá já eram adeptas dos esportes de aventura quando decidiram comprar uma Kombi.

Tainá sempre teve o sonho de conhecer a Chapada dos Vedadeiros, pelas lindas paisagens e cachoeiras que lá se pode encontrar. Fernanda, que já teve uma Kombi Corujinha no passado, nunca se conformou em precisar se desfazer da grande paixão. Depois de muito quebrar a cabeça, pensando em como seria possível viabilizar ambos os projetos, surgiu a grande sacada. Por que não unir os dois sonhos e trazê-los à realidade? Já pensou viajar para a Chapada dos Veadeiros, de Kombi, dormindo e cozinhando dentro dela, com mais conforto e autonomia? Foi o que a dupla fez!

 

Tudo começou assim…

Juntas, em agosto de 2016, decidimos montar o Projeto “Tchau, Gol. Oi, Kombi”, que consistia em impulsionar a venda do, até então, carro da Fernanda para juntar fundos e comprar a tão sonhada Kombi. Isso mesmo. Fernanda abriu mão do conforto do seu carro novinho para passar a andar de Kombi pra lá e pra cá. Desde o lançamento do projeto para a venda do Gol – que consistiu na publicação de vídeos e postagem de anúncios nas redes sociais do Aventura de Férias (projeto de nossa autoria, que consiste em relatar aventuras de baixo investimento em meio à natureza) – até a venda do Gol e a escolha da Kombi foram apenas 9 dias. Tudo aconteceu muito rápido e, num passe de mágica, lá estávamos nós buscando a nossa querida Kombinha. É claro que antes mesmo de vender o Gol, a Fê já estava pesquisando e namorando algumas opções de Kombi. Estas pesquisas prévias facilitaram a escolha pela Kombi Clipper ano 1996, cor azul calcinha, comprada por nós.

Passada toda a euforia da aquisição da Kombinha, era hora de concentrar o foco na montagem dela. Nossa ideia era montar uma cama e um móvel que pudesse comportar o armazenamento de comida, equipamentos de viagem, uma mini geladeira e forno elétrico, para que pudéssemos viajar com mais independência e flexibilidade, sem ficar na dependência de hospedagem e restaurantes. O investimento dos móveis e equipamentos instalados foram provenientes do valor da diferença entre a venda do Gol e a compra da Kombi, ou seja, 3 mil reais.

A transformação

 

 

Antes

Depois 🙂

A reforma do interior da Kombi durou cerca de um mês. Naquela época, ela estaria pronta e perfeita para cairmos na estrada e iniciarmos os testes. As primeiras aventuras tiveram como destino as cidades de Rio dos Cedros e Garopaba, 111km e 178km distantes de nossa cidade natal, respectivamente. Ao longo dos meses, percebemos algumas necessidades e fomos adaptando para deixá-la cada vez mais funcional. No interior da Kombi, nós instalamos o seguinte:

  • Balcão e armário, onde uma das portas se transforma em mesa (a madeira utilizada foi o compensado naval de 15mm de espessura)
  • Sofá-cama e colchão ortopédico densidade 33, encapado com tecido impermeável e anti-manchas
  • Iluminação em LED no interior
  • Prateleira instalada nos fundos da Kombi (produzida com compensado naval 10mm)
  • Cortinas personalizadas confeccionadas pela mãe da Fê
  • Geladeira 220V que funciona apenas quando estamos em camping ou lugares que fornecem pontos de energia (pretendemos trocar por 12V no futuro – $$$)
  • Mini forno elétrico 220V (funciona quando estamos em camping ou lugares que fornecem pontos de energia)

No exterior fizemos as seguintes alterações:

  • Instalação do pneu step/socorro na frente da Kombi (esta alteração foi puramente estética: removemos o step de dentro da Kombi – configuração original – e instalamos ele na parte frontal do veículo)
  • Plotagem da logomarca (adesivamos as portas laterais e a traseira com a logo e as redes sociais do Aventura de Férias e, acreditem, já recebemos mensagens ao vivo de pessoas que passaram por nós na estrada. Isso é genial!)

No nosso canal do Youtube, preparamos uma PLAYLIST que mostra todos os passos da reforma. Ficou bem legal. Costumamos responder as dúvidas da galera por lá, então, se quiserem perguntar algo, é só comentar no vídeo! 😉

 

Planos para o futuro…

Daqui uns meses, instalaremos um bagageiro de teto pra guardar bagagem e nos dar mais segurança já que nosso teto é furado, uma bateria estacionária e um inversor de energia pra não dependermos de ponto de energia e, assim, manter a geladeira ligada enquanto viajamos, além de um sistema hidráulico pra completar casa com um chuveiro e uma pia com torneira pra lavar a louça. Além disso, também trocaremos os bancos originais da Kombi por um par de bancos de carro (provavelmente do Honda CRV), para termos mais conforto durante as viagens longas.

A documentação da Kombi foi alterada, por causa da reforma?

Não foi necessário. Nunca tivemos nenhum problema desde que compramos a Kombi até então.

Qual a medida dos móveis da Kombi?

Muita gente nos questiona isso e realmente gostaríamos de poder passar isso pra vocês. Porém, não temos essas medidas arquivadas pois o interior da Kombi é irregular e tem vários detalhes. Fizemos as medidas com moldes em papelão e fomos recortando a madeira conforme cada espaço. No total, utilizamos duas chapas de compensado naval e sobraram alguns retalhos que utilizamos para acabamentos/ajustes internos.

 A Kombi já era pintada de azul?

Sim, ela já veio nesta cor. Quando decidimos comprar a Kombi, procurávamos por azul ou verde claro. A cor no documento está como branco. Na vistoria nos passaram que a maior parte dela permanece branca então não tem necessidade de alterar.

Quando vai rolar a viagem pra Chapada dos Veadeiros?

Em setembro de 2017, após o dia 10 (data a ser confirmada em agosto). Temos algumas coisas no papel, mas ainda faltam alguns detalhes importantes como o mapeamento do trajeto de ida e volta. Sobre a estada em Goiás, já estudamos a região e sabemos o que visitar e como chegar.

Como irão pagar a viagem?

Lançamos uma loja virtual que vende camisetas e artesanato (feitos pelas mãos da Tai). Todo o lucro obtido nas vendas da loja são convertidos na poupança para a viagem. Além disso, também temos um cofrinho de moedas e notas de 2 reais. E, ainda mais ousado, já estamos em busca de apoiadores/permutantes, como campings, restaurantes e postos de combustíveis.

Uma Kombi para chamar de… Azulaide! Eis o nome oficial da nossa Kombinha 😉

Para acompanhar as aventuras de Fê e Tai,  acesse as redes sociais e o canal do YouTube! Tem muito conteúdo legal por lá! 😀

Instagram: @aventuradeferias
Facebook: @aventuradeferiastf

Votar

17 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 29

Votos Positivos: 23

Upvotes percentage: 79.310345%

Votos Negativos: 6

Downvotes percentage: 20.689655%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…

Pular para a barra de ferramentas