Blog

37 mapas que irão fazer você enxergar o mundo por outra perspectiva


O mundo é bastante surpreendente e complexo com todos os tipos de pessoas e lugares à espera de serem descobertos. Um simples mapa pode ser uma ótima maneira de nos mostrar como estamos conectados ou desconectados. De que países consomem determinados tipos de bebidas alcoólicas até aqueles que mais fazem sexo aos que possuem o passaporte mais poderoso, esses mapas irão fazer você enxergar o mundo por outra perspectiva. Dá uma conferida!  (Alguns dos mapas estão com link e basta clicá-los para abrir uma versão maior em outra janela do navegador.)

1 – Sabe quando você está na praia olhando para a linha do horizonte, imaginado qual país está do outro lado? Esse mapa vai te ajudar nessa “viagem”!

Fonte: Reddit

 

2 – Se a América do Norte fosse “retirada” da Terra e “colada” em Marte ou Júpiter ficaria mais ou menos assim:

Fonte: Reddit

3 – Esse mapa mostra a porcentagem de pessoas que fazem sexo semanalmente (acho que alguém andou mentindo na pesquisa) hahahaha!

Fonte: Reddit

 

4 – Já esse mostra a idade em que as pessoas fizeram sexo pela primeira vez…

© Chartsbin.com / Imgur

 

5 – Esse mapa mostra (em amarelo) onde moram 2% da população da Austrália. Os demais (98%) vivem nas áreas em branco.

Fonte: Imgur

 

6 – Esse mostra a idade média dos habitantes em cada país. O Brasil é um país de trintões!

Fonte: © Simran Khosla / Global Post

 

7 – Esse mapa mostra o quão poderoso é o passaporte de cadas país, ou seja, o quanto ele “abre portas”. Até que não estamos tão mal assim!

Fonte: Imgur

 

8 – Esse mostra os diferentes sistemas de escrita do mundo. Em azul estão os países com alfabeto latino, como o Brasil, onde “Wikipedia”, se escreve Wikipedia!

 

9 – Neste estão os países que não adotaram o Sistema Métrico : EUA , Mianmar e Libéria

10 – Este mostra como alguns países (e estados americanos hahaha!) possuem o desenho territorial muito parecido.

11 – Esse mostra como é a camuflagem militar de cada país

12 – Os cabos de fibra ótica que conectam o mundo

13 – O tipo de bebida alcoólica mais consumida em cada país.

14 – Os produtos de exportação que mais trazem divisas para cada país.

© Khosla / Global Post

15 – O mapa dos bilionários do mundo e o quanto eles acumulam em bilhões de dólares em cada país.  Parece que na casa dos bilhões o Brasil vai muito bem… agora só falta se transformar em um país! 

Fonte: Forbes 2016

 

16 – Em quais cidade estão concentrados os bilionários…

17 – Países em que o número de pessoas que se dizem “sem religião” está crescendo em porcentagem em relação ao total da população. Esse grupo inclui ateus e agnósticos.

18 – Países em que o cristianismo está crescendo em porcentagem em relação ao total da população.

19 – Países em que o islamismo está crescendo em porcentagem em relação ao total da população.

 

20 –  Mapa com a porcentagem de pessoas com a acesso à internet em cada país.

21 – O sistema operacional mais usado em cada país.

 

 

22 – Mapa com o ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment – PISA)  – Melhores avaliações em verde, piores em vermelho!

 

23 –  Mapa com o “Índice de fragilidade do Estado”  da ong “The Fund for Peace” que avalia a vulnerabilidade dos Estados em relação à conflitos ou colapsos. O mapa é de 2017 e nos coloca na mesma posição do Cazaquistão.

24 – Mapa dos países mais corruptos do mundo

Pelo menos até 2016, no último mapa divulgado pela ONG Transparência Internacional,  nós ainda estávamos bem longe de conseguir o título desse “campeonato”.  Estamos em 79º lugar numa lista de 176 países. No ranking, quanto mais próximo do primeiro lugar, menos corrupto aparenta ser o país.  Em primeiro lugar está a Nova Zelândia, considerado então o país menos corrupto do mundo.  Em último está a Somália.  O mapa é interativo, você pode passar o mouse e ver a posição de cada país. (Se não está aparecendo aí em seu navegador clique aqui pra ver.)

25 – Mapa dos países mais corruptos da América Latina

O povo brasileiro é o vice campeão da honestidade no ranking dos países latino americanos. O primeiro lugar ficou para as ilhas de Trinidad e Tobago.  Os números do mapa tem como base uma pesquisa da ONG Transparência Internacional,  que entrevistou 22 mil pessoas em 20 países da região e mostra a porcentagem de cidadãos de cada país que dizem ter pago algum tipo de propina para ter acesso à serviços básicos nos últimos 12 meses (incluindo escolas, hospitais, funcionários do governo, policiais e juízes).

 

26 – Mapa dos países onde está presente o Exército Americano

Segundo o mapa que tem como fonte dados do Defense Manpower Data Center, as maiores concentrações de soldados americanos fora dos EUA estão no Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Itália, Afeganistão, Reino Unido, Iraque e Guam.

27 – Mapas dos Países que dominam a indústria automobilística

O mercado de exportação de automóveis representou mais de US $ 700 bilhões em atividade econômica em 2016, de acordo com os números do WorldsTopExports.com. No mapa abaixo estão os países que dominam essa indústria.  Na América do Sul, o país que mais exporta carros é… a Guiana Francesa. O Brasil é o 23º país do ranking com apenas 0.7% da fatia deste mercado.  (Você pode ver o ranking completo clicando aqui)

 

28 – Mapa das redes sociais mais utilizadas no mundo

Parece que o plano de dominação mundial de Mark Zuckerberg está indo de vento em popa…

 

29 – Mapa dos países onde a economia mais depende do Turismo

Quanto mais vermelho, mais dependente é o país…

30 – Mapa dos países mais empáticos do mundo

Pela primeira vez, cientistas classificaram países pela empatia de sua população e, de acordo com dados coletados de 104.365 pessoas em 63 países , o Equador é o país mais empático do mundo, seguido pela Arábia Saudita e o Peru.  Conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan,  o estudo, que mediu a compaixão dos habitantes locais e a sua tendência para se colocar no lugar de outra pessoa,  apontou a Lituânia como o país menos empático dos 63 pesquisados.

O Brasil aparece entre os países menos empáticos do mundo. (Isso explica muita coisa… :D)   Parece que fazemos parte do time da  Legião da Má Vontade como profetizaram os humoristas do grupo Hermes & Renato: “Cada um com seus problemas! ” :D)

31 – Mapas dos países com mais unidades do MC Donalds no mundo

 

 

32 – Mapa dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo

O mundo desperdiça uma quantidade enorme de alimentos todos os anos. De acordo com as Nações Unidas são 1.3 bilhões de quilos por ano.

 

33 – Mapa de homicídios no Brasil em relação ao mundo

Sim… O número de homicídios no Brasil em 2015 foi maior que todos os países em azul JUNTOS. Mas não paramos por aí, em 2016 batemos o recorde e chegamos ao primeiro lugar do ranking com o maior número absoluto de homicídios no mundo.

Mas os números gritantes, comparados ao resto do mundo não são novidade, como mostra o gráfico abaixo. O estudo sobre a falta de empatia parece que acertou na mosca.

 

34 – Mapa da felicidade

O Relatório Mundial da Felicidade é uma medição da felicidade publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. O relatório é publicado desde 2012.  No site do cientista Alexander B. Fry, você pode navegar em um globo interativo com dos dados da última pesquisa.

Segundo o último relatório, o país mais feliz do mundo é a Noruega. O Brasil fica no 22º lugar. No último lugar no tal de 155 países  a República Centre-Africana.

35 – Mapa dos melhores filmes do mundo

Esse mapa traz os 250 melhores filmes do mundo segundo o ranking do IMDB. (Para ver em tamanho maior clique no mapa)

36 –  Mapa do separatismo na Europa

O mapa mostra as regiões e a porcentagem da população que apoia a independência.

37 – Mapa da receptividade com estrangeiros

Em 2013 o Fórum Econômico Mundial compilou dados de uma pesquisa produzida em 140 países estimando a atitude da população de cada país em relação a visitantes estrangeiros. De acordo com os dados, os três principais países mais acolhedores para estrangeiros são: Islândia, Nova Zelândia e Marrocos.  Outros países do alto escalão da receptividade incluem os ricos e pacíficos do mundo ocidental (Irlanda, Canadá, Áustria), alguns paraísos turísticos (Tailândia, Emirados Árabes Unidos) e também alguns países da África Ocidental: Mali e Senegal.  Os menos receptivos segundo o mapa são por ordem: Bolívia, Venezuela e Rússia. O Brasil é um dos países considerados bastante receptivos de acordo com o estudo.

Votar

312 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 588

Votos Positivos: 450

Upvotes percentage: 76.530612%

Votos Negativos: 138

Downvotes percentage: 23.469388%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…