Blog

As 10 melhores cidades pequenas do mundo…


… segundo um viajante que visitou todos os países.
Talvez um dos maiores desafios para quem conhece um lugar seja fazer um “top 10” do que viu/sentiu de melhor do local. Imagine fazer uma lista das melhores cidades pequenas pelas quais passou.
Foi o desafio aceito pelo viajante norueguês Gunnar Garfors (que já falou aqui sobre os “10 países mais difíceis de visitar”) que antes de completar 40 anos conheceu todos os países, experiência que gerou entre outras coisas o livro 198: How I Ran Out of Countries.
Ao site Thrillist, Garfos elegeu 20 das melhores cidades com menos de 100 mil habitantes levando em consideração a comida, diversão, clima e a população local. Por aqui publicaremos 10 delas, que são:

1- Falmouth – Reino Unido

Foto: Dave Putz/Connie Sieh/Flickr-Creative Commons.

Com uma população de 27.000 habitantes, tem praias, uma universidade especializada em arte, ruazinhas medievais e atividades tradicionais.

2- Ilha Saint-Louis – Senegal

Foto: Ji-Elle/Wikimedia Commons.

Um povoado francês no coração da África. Com aproximadamente 35.000 pessoas mantém desde os tempos coloniais o “espírito europeu” na ilha. O viajante também destacou o belo artesanato local.

3- Tromsø – Noruega

Foto: BMclvr/Flickr-Creative Commons.

A comuna norueguesa é um dos melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal. Segundo o viajante é conhecida como “A Paris dos nórdicos” por sua vida noturna e restaurantes.
A recomendação é visitar o local no Verão, quando o sol se põe a meia-noite.

4- Kep – Camboja

Foto: butforthesky.com/Flickr-Creative Commons.

Atividades em meio a natureza e o espírito amigável dos locais são os destaques para ele, bem como o caranguejo, especialidade nos restaurantes que vendem mercadorias bem frescas.

5- Portsmouth – Estados Unidos

Foto: John McDaid/Creative Commons.

Com 22.000 habitantes, é uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos. Segundo Garfors ali é o verdadeiro paraíso para os amantes de frutos do mar (a Lagosta é a estrela).

6- Stone Town – Tanzânia

Foto: Sailling Nomad/Flickr-Creative Commons.

A “Cidade de Pedra” é parte da cidade de Zanzibar. A arquitetura de pedra de coral do século XIX, ruas estreitas e o mar transparente fazem do local um dos mais especiais.

7- Ushuaia – Argentina

Foto: Dennis Fidalgo/Flickr-Creative Commons.

Foi seu lugar preferido na Patagônia, pelas paisagens, gastronomia e atrações naturais espetaculares. “É preciso visitar o norte da cidade, onde vivem os locais. [Lá] está cheio de cor e arquitetura alegre”.

8- Napier – Nova Zelândia

Foto: itravelNZ/Flickr-Creative Commons.

Poucos devem saber, mas Napier é uma das cidades mais importantes do Art Déco já que foi reconstruída depois de um terremoto em 1931. O vinho de lá é muito bom segundo ele. E um fato curioso: Napier está pertinho da localidade com o nome mais comprido do mundo. Simplesmente impronunciável: Taumatawhakatangihangakoauauotamateaturipukakapikimaungahoronukupokaiwhenuakitanatahu. Pra facilitar a vida, o local tem o apelido de Taumata.

Foto: foolfillment/Flickr-Creative Commons.

9- San Juan del Sur – Nicarágua

Foto: inga/Flickr-Creative Commons.

Com somente 16.000 habitantes é um verdadeiro paraíso de casinhas coloridas, bosques e praias paradisíacas.

10- Barranco – Peru

Foto: Bill Green/Flickr-Creative Commons.

Ele diz que este distrito de Lima está repleto de surpresas, da comida à praia; mas o que destaca é que ele está cheio de artistas, escritores e músicos que fazem do ambiente um lugar maravilhoso para conversas enriquecedoras.

E no Brasil?

Tem também! Dentre as 20 da lista, Garfors destaca a cidade paranaense de Guaratuba.
A cidade praiana de 35.000 habitantes tem uma série de bons restaurantes, mas o que chamou atenção do viajante foi como os moradores divertem-se à noite: ao invés de sentarem-se dentro dos bares, trazem suas bebidas, cadeiras e mesas para rua.
Ele diz ainda que as praias ali são ótimas, mas que vale aventura-se também fora de Guaratuba, sugerindo a visita à Ilha do Mel. “Um lugar sem carros, onde você só pode caminhar a pé por ruas de areia”.

Foto: Janaína Oliveira/Flickr-Creative Commons.

As outras 9 cidades você pode conferir aqui.
Mais sobre as viagens de Gunnar Garfos podem ser conferidas no blog, Facebook, Twitter e Instagram.

Votar

3 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 19

Votos Positivos: 11

Upvotes percentage: 57.894737%

Votos Negativos: 8

Downvotes percentage: 42.105263%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…