Blog

Chileno perdido na selva boliviana diz ter sido salvo por macacos


O chileno Mayckool Jhovan Coroseo, 25 foi encontrado depois de 9 dias perdido na selva do Parque Nacional Madidi, a noroeste do departamento de La Paz, na Bolívia.
À revista National Geographic ele contou que macacos o ajudaram a sobreviver: ele seguiu um grupo que lhe atirava frutas e que o guiou a um refúgio e lugar com água.
Mayckool participou de uma visita guiada ao parque boliviano com uma das várias agências turísticas locais e desapareceu do seu acampamento de selva. Segundo a Agencia Boliviana de Información, o turista explicou que “havia ido buscar banheiro na selva e se perdeu”.
Guardas do Servicio de Nacional de Áreas Protegidas (Sernap) e guias da agência buscaram o turista de 8 a 10 horas diárias e só no sexto dia conseguiram encontrar um primeiro sinal dele: uma meia. 3 dias mais tarde, o chileno foi encontrado a cerca de 1Km da área onde havia hospedado. Estava desidratado, com arranhões e picadas de mosquito, mas no geral, estava bem.
O trabalho coordenado dos guardas e guias contou com a ajuda do “conhecimento ancestral e tradicional de nossos mestres curandeiros locais ‘Don Romulo e Doña Tiburcia’, que fizeram cerimônias especiais para ajudar na busca do desaparecido”, frizou Marco Uzquiano Howard, diretor do Parque.

Foto: Servicio Nacional de Áreas Protegidas.

Resgatado (sentado de camisa fazendo ‘joinha’) posa com a equipe de resgate | Foto: Servicio Nacional de Áreas protegidas.

Mistério

O portal de notícias russo, RT (onde vimos essa história) considerou estranho o relato de que no dia do desaparecimento do chileno surgiram em sua cabeça “pensamentos estranhos e terríveis”, os quais fizeram com que ele sentisse a necessidade irresistível de escapar do bosque, começando a correr, desfazendo-se de seu celular, lanterna e sandálias para que não lhe impedissem.
A publicação também diz que o jovem “desapareceu depois de negar-se a venerar a deusa Pachamama”, mas não dá detalhes sobre no texto.
Segundo a NatGeo os desaparecimentos no parque não são frequentes. O último foi há 15 anos. Um dos mais repercutidos aconteceu em 1981 e serviu de base para um filme a ser lançado este ano.
O caso do chileno ocorreu em fevereiro de 2017, de acordo com o Sernap.

Lago Chalalan – Parque Nacional Madidi | Foto: Rodrigo Mariaca/Wikimedia Commons.

Área às margens do Rio Madidi – Parque Nacional Madidi | Foto: Paul B/Creative Commons.

Votar

0 ponto
Upvote Downvote

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…

Pular para a barra de ferramentas