Blog

16 passeios alternativos para fazer em São Paulo


Apesar da correria, barulho e trânsito, a cidade de São Paulo oferece muitas opções de lazer, dos tradicionais – como um passeio pelo Mercado Municipal ou pela Avenida Paulista – aos que ainda não foram descobertos amplamente pelos viajantes. Para explorar os lugares diferentes que a “Terra da Garoa” oferece, selecionamos 16 passeios alternativos na capital paulista. Confira:

1 – O Velhão

Foto: Humberto Muller / Panoramio

Este lugar fica no coração da Serra da Cantareira e proporciona uma viagem no tempo! Todo o complexo foi construído com material de demolição e, hoje, funciona por lá um restaurante, cinco bares e algumas lojinhas muito charmosas. Há ainda uma serralheria, que faz portas, gazebos, ornamentos, entre outros objetivos. Tudo feito como no século passado, sem soldas.
Endereço: Estrada Santa Inês, 3000 – Mairiporã – São Paulo.

2 – Feira Kantuta

Feira Kantuta, passeios alternativos em São Paulo

Créditos: Divulgação

Kantuta é um pedaço legítimo da cultura boliviana no país e um dos passeios alternativos em São Paulo. É ainda uma das feiras mais originais da cidade. Todo domingo, das 11h às 19h, a feira reúne imigrantes bolivianos, que festejam o encontro com muita culinária típica, artesanato e música.
Endereço: Praça Kantuta, 924 – Canindé

3 – Aldeias indígenas

Aldeias Indígenas, passeios alternativos em São Paulo

Créditos: Creative Commons

Situadas no extremo sul da cidade há duas áreas de proteção ambiental, a Capivari-Monos e a Bororé-Colônia, que abrigam cachoeiras, mananciais, animais selvagens e aldeias indígenas, as quais recebem visitas guiadas. E acreditem: você pode ver uma cratera de 35 milhões de anos feita por um meteorito. Tudo isso a menos de 50 mil metros da Praça da Sé, no centro de São Paulo.
Endereço: Região de Parelheiros. Mais informações sobre, aqui.

4 – Casa da Xiclet

Casa Xiclet, passeios alternativos em São Paulo

Crédito: Adriana Latorre

Um espaço localizado na Vila Madalena, certamente diferente de tudo que você já viu. A Casa da Xiclet é uma galeria de arte e também uma residência, o que a torna um lugar excêntrico e em constante construção. Em sua programação, há exposições de arte, espetáculos musicais, projeção de filmes, jogos, palestras e oficinas.
Endereço: R. Fradique Coutinho, 1855 – Vila Madalena, São Paulo.

5 – Museu da Voz

Quem conhece a feirinha de antiguidades e quinquilharias da Praça Benedito Calixto que funciona aos sábados das 9h às 19h, se apaixona. E é lá que o Museu da Voz funciona, em uma barraca mesmo, onde você pode conferir vinis, fitas antigas e algumas outros relíquias da música popular brasileira. Um ótimo passeio alternativo em São Paulo.
Endereço: Praça Benedito Calixto – Jardim Paulista, São Paulo.

6 – CAOS

Essa mistura de bar, balada e loja de antiguidades não poderia faltar em nossa seleção. O lugar que fica na badalada Rua Augusta é tão incrível, que já foi até tema de uma série do canal History Channel. Para dizer que conhece São Paulo, tem que visitar esse espaço!
Endereço: R. Gen. Júlio Marcondes Salgado, 321, Santa Cecília – São Paulo.

7 – Pedra Grande | Parque da Cantareira

Parque Estatual da Cantareira, passeios alternativos em São Paulo

Créditos: Creative Commons

Silêncio em São Paulo é luxo. Para fugir das buzinas não é preciso sair da cidade. A apenas 10 km da Praça da Sé, na zona norte da cidade, fica o núcleo Pedra Grande do Parque da Cantareira. É um canto verde de mata atlântica no meio da metrópole! A dica é conhecer o mirante da Pedra Grande, da onde se tem uma vista panorâmica da capital paulista. Funciona aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.
Endereço: R. do Horto, 1799, Parque da Cantareira.

8 – Matilha Cultural

Possivelmente o único espaço do país onde os animais são muito bem vindos e inspiram boa parte da programação, que é gratuita ou a preços populares. A Matilha Cultural está entre os melhores lugares alternativos em São Paulo, pois traz conteúdos de vanguarda, sempre acompanhados de debates produtivos, palestras e oficinas que consolidam a democratização do conhecimento.
Endereço: R. Rêgo Freitas, 542 – República, São Paulo.

9 – Museu da Pessoa

Museu da Pessoa, passeios alternativos em São Paulo

Créditos: Divulgação

Em São Paulo você tem a oportunidade de conhecer um museu totalmente dedicado a vida de pessoas comuns. O Museu da Pessoa tem um acervo de histórias de vida aberto à participação gratuita de toda pessoa que queira compartilhar seus relatos. Sua sede fica em Pinheiros e, caso tenha interesse em compartilhar sua história, pode gravar seu depoimento pessoal de vida em vídeo.
Endereço: R. Natingui, 1100 – Vila Madalena, São Paulo.

Continue lendo mais sobre os passeios alternativos em São Paulo, no Guichê Virtual!

Votar

9 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 71

Votos Positivos: 40

Upvotes percentage: 56.338028%

Votos Negativos: 31

Downvotes percentage: 43.661972%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…