Blog

Conheça pessoas que vivem “fora do sistema” na Europa e EUA

Nos últimos 20 anos, o mundo talvez tenha passado por uma das maiores transformações desde o final da Segunda Guerra Mundial e o estilo de vida nos grandes centros urbanos foi praticamente padronizado. Nosso relógio biológico se desconectou dos ciclos da mãe natureza e até em alguns rincões da África, tribos milenares estão adotando aos poucos os lixos do American Way of Life.  Cada vez mais, desejamos os mesmos produtos e compartilhamos das mesmas tecnologias. Estamos literalmente conectados através da internet e os fantasmas que nos assombram também são os mesmos: O medo de enfrentarmos a escassez dos recursos naturais, a ameaça constante de um colapso na economia global, o extremismo,  a possibilidade de uma terceira guerra mundial e o abismo colossal entre os 1% mais ricos e a imensa maioria mais pobre.

Porém nem todos querem viver assim, e foi exatamente nas regiões mais desenvolvidas do planeta que alguns indivíduos decidiram romper com essa nova ordem de coisas e passaram a viver completamente fora do sistema. E esse, que parece ser um comportamento espontâneo de ruptura, sem bandeiras, sem querer convencer ninguém a segui-los,  está sendo registrado através do trabalho de 2 fotógrafos franceses:  Eric Valli  e Antoine Bruy.

4

Bruy que desde 2012  já fotografou esse tipo de vida na Romênia, Espanha, Suíça e País de Gales,  também visitou cerca de 15 acampamentos em seu país de origem, a França. O foco de suas fotos são pessoas que se desligaram das grandes cidades e passaram a sobreviver através da agricultura de subsistência, da criação de gado e da caça.

“Eu ainda quero conhecer as pessoas que decidiram deixar a sociedade norte-americana, para se esconder em lugares onde eles poderiam viver de forma diferente”, diz ele. “Eu acho que há muitas pessoas assim na América.” – e realmente há, e esse é o foco do trabalho feito por Eric Valli.

Valli passou 3 anos nos Estados Unidos fotografando pessoas que decidiram viver  “Off the Grid”,  fora do sistema, que abdicaram totalmente dos confortos da vida pós internet para viver de uma forma praticamente selvagem.  Nas fotos de Eric é possível perceber que há 3 grupos distintos vivendo assim nos EUA. O caçador solitário da floresta, a família que parece viver como os Amishes, mas que não são desse grupo religioso, e no extremo há aqueles que se parecem com os caçadores-coletores, os primeiros homo sapiens.

Confira as fotos da série “Off The Grid” de Eric Valli e o ensaio “Scrublands” de Antoine Bruy.

 

Off The Grid, por Eric Valli

eric-valli_off-the-grid_04

 

10

eric-valli-4

5

livinwild-makinof-ev13

lynx_pinienkerne

off-the-grid-photography-series-eric-valli-gessato-gblog-6

2 eric-valli_off-the-grid_05

Scrublands, por Antoine Bruy

foradosistema001

fd172a28-7013-4d6c-9513-d32fd6bce7f0-1020x1020

27_anotinebruy05

27_anotinebruy02

27_anotinebruy18

27_anotinebruy20b

27_anotinebruy24

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

1 Comment

1 Comment

  1. Renato

    14 de julho de 2015 at 23:55

    Acho que o passo mais difícil seria dar o primeiro passo rumo a uma vida fora do sistema.. Depois vc so precisa viver, com todos seus altos e baixos e ainda uma ótima vista! (pelo menos pelas fotos rs)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…