Blog

9 destinos imperdíveis e pouco conhecidos do Paraná


Paraná que em tupi-guarani significa “semelhante ao mar” é uma referencia ao segundo maior rio sul-americano, rio batizado pelos índios e que por fim batizou também o Estado. O Paraná que abriga um dos grandes destinos do país, as Cataratas do Iguaçu,  também esconde belezas pouco conhecidas dos brasileiros que tentaremos reunir aqui neste post da nossa série sobre destinos imperdíveis e pouco conhecidos do Brasil.

Essa é uma lista aberta, portanto qualquer um pode colaborar acrescentando novos destinos utilizando o formulário no final do post. Só vale postar destinos desconhecidos do grande público. Se você conhece algum lugar especial e pouco visitado no Paraná, inclua ele utilizando nosso formulário fácil no final do post ou deixe a dica nos comentários.

1. Prudentópolis – PR

Foto: Guaraci Monteiro / Instagram: @monteiroguaraci

Prudentópolis no Paraná possui mais de 100 cachoeiras catalogadas e muitas delas com mais de cem metros de altura e é na cidade que nasce o maior rio em extensão do Paraná, o rio Ivaí; ele nasce no encontro do rio dos Patos com o rio São João. A colonização ucraniana proporciona a Prudentópolis diversas atividades festivas típicas da cultura ucraniana, com destaque ao Grupo Folclórico Vesselka e a Noite Ucraniana. O município também se destaca pela produção de um dos mais famosos salames, conhecido como "Krakóvia" que tem um sabor inigualável.

Quem foi? - No Mochileiros.com há vários tópicos sobre a cidade que você pode ver aqui, aqui, aqui e aqui.

by

13 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 27

Votos Positivos: 20

Upvotes percentage: 74.074074%

Votos Negativos: 7

Downvotes percentage: 25.925926%

2. Jaguariaíva – PR

Canion do rio Jaguariaíva #Jaguariaíva#kaiakAssista em HD! Faz um esforço aí!!!Obrigado por compartilhar !

Posted by Haraldo Soares on Friday, February 10, 2017

O Canyon do rio Jaguariaíva é 8º maior canion do mundo em extensão, local onde é feito a pratica de rafting e caiaque de categoria 5 ficando apenas atrás de Brotas no Brasil que é nível 6.

As demais atrações do município são o Parque Estadual do Cerrado que abriga parte da formação geológica conhecida como Escarpa Devoniana que se estende por mais 13 municípios do Estado, o Parque Estadual do Vale do Codó, que abriga o vale por onde corre o rio Jaguariaíva, o Parque Linear do Rio Capivari com belas quedas d'água,  o Parque Municipal Lago Azul com piscinas naturais formadas pelas águas do rio Lajeado Grande e a Cachoeira Véu de Noiva (na foto abaixo).  Confira mais fotos aqui.

Destino indicado pelo viajante Jeandré Guimarães

Acquatrekking na Cachoeira Véu da Noiva em Jaguariaíva - PR - Foto: Jeandré Guimarães

by

7 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 17

Votos Positivos: 12

Upvotes percentage: 70.588235%

Votos Negativos: 5

Downvotes percentage: 29.411765%

3. Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange – PR

Foto: Rubens Matsushita / Flickr: Rubens Matsushita

O relevo da Serra da Prata, os inúmeros riachos e a rica vegetação da Mata Atlântica presentes no Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange criam belos cenários naturais que atraem pessoas de diversas partes do país. Trilhas com diferentes níveis de dificuldade conduzem o visitante por variados ambientes, dando oportunidade para observação de aves e levando a cachoeiras ou ao cume da Serra da Prata, conhecido como Torre da Prata.

As principais atividades que podem ser realizadas são: caminhadas em trilhas, observação de aves, banhos em riachos e cachoeiras e contemplação da natureza.

Principais atrativos: CabaraquaraCachoeiras da QuintilhaCachoeira do rio das PombasMorro do Escalvado ou Morro da CruzSalto do TigreSalto Parati e Trilha da Torre da Prata

by

6 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 24

Votos Positivos: 15

Upvotes percentage: 62.500000%

Votos Negativos: 9

Downvotes percentage: 37.500000%

4. Salto do Apucaraninha – PR

Salto do Apucaraninha - Foto: Wilson Vieira

"Está localizado na região sul de Londrina, a cerca de 80 Km do centro da cidade, dentro da reserva Apucaraninha, dos Índios Kaingang. O Salto do Apucaraninha é uma queda d'água com 116 metros de altura. O local é perfeito para ser visitado em um final de semana.
Para visitar o Salto do Apucaraninha é preciso solicitar autorização à FUNAI, e para chegar até lá basta seguir a PR 445 até o trevo do distrito de Lerroville, distante cerca de 03 km. Do distrito, segue-se uma estrada vicinal no fim da principal avenida. O trecho final da estrada é pavimentado.
Já na área do salto, passeie pela Usina e veja as turbinas, conhecendo assim mais um pouco da história de Londrina (a primeira turbina foi inaugurada em torno de 1949).
Logo abaixo há uma outra estrada que leva até o rio Tibagi, que faz a divisa dos municípios de Londrina e São Jerônimo da Serra.
Há ainda outra cachoeira com cerca de 10 m de altura. Embora não seja tão impressionante quanto o salto, a cascata chama a atenção pela beleza. "

Dica do viajante flg15

Quem foi? -  O montanhista Jorge Soto esteve por lá e fez esse relato no Mochileiros.com .

by

5 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 9

Votos Positivos: 7

Upvotes percentage: 77.777778%

Votos Negativos: 2

Downvotes percentage: 22.222222%

5. Morro do Gavião

Morro do Gavião - Ribeirão claro, trilha leve de no maximo 15 minutos, uma vista maravilhosa da represa de chavantes, Angra Doce, chegar em ribeirão claro e pegar a estrada de terra por 8 km até chegar e poder fazer a trilha, tendo em ribeirão claro e carlópolis outros pontos para visitação.

by

5 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 13

Votos Positivos: 9

Upvotes percentage: 69.230769%

Votos Negativos: 4

Downvotes percentage: 30.769231%

6. Canion do rio São Jorge – Ponta Grossa-PR

"Considerada uma Unidade de Conservação Municipal, possui grande beleza, com diversas quedas d’água que se deslizam pelas rochas formando-se cachoeiras, e em um determinado ponto localiza-se a cachoeira principal, com cerca de 30m de altura. O local possui também áreas de camping e paredões propícios à prática de rappel, para tal prática deve-se procurar por uma empresa especializada."

by

5 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 11

Votos Positivos: 8

Upvotes percentage: 72.727273%

Votos Negativos: 3

Downvotes percentage: 27.272727%

7. Sengés / Vale do Jaguaricatú – PR

Cânion do Jaguaricatú - Foto: Rubens Rosa / Panoramio

O Vale do Jaguaricatú está localizado na cidade Sengés no Paraná em uma região de Cerrado e Mata Atlântica e oferece aos viajantes paisagens únicas como a do Canyon Jaguaricatú (o da foto abaixo), grutas com inscrições rupestres, falésias e uma rica vegetação, além de várias cachoeiras e o mirante do Corisco, onde se pode vislumbrar a cachoeira formada pelo Rio Capivari.

Quem foi? - No Mochileiros.com há relatos de alguns viajante que já passaram por lá. Confira nestes tópicos aquiaqui, aqui e aqui.

Mais informaçõeswww.facebook.com/sengesturismo

by

4 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 18

Votos Positivos: 11

Upvotes percentage: 61.111111%

Votos Negativos: 7

Downvotes percentage: 38.888889%

8. Cânion Guartelá e Fenda do Nick – Tibagi – PR

Trilha do Nick - Foto:  Tibagi Turismo

"A Fenda foi descoberta por moradores locais e não é muito divulgada. Para conhecê-la é necessário guia. Acreditam-se que originou-se de movimentos tectônicos pequenos e por isso a distância entre os paredões é de no máximo 1,5 m. A altura dos paredões tem cerca de 30 m e sua extensão é de quase 1 km, dividida em 3 partes, onde a terceira só dá para chegar de rapel. Conhecemos a primeira e segunda parte, apenas. Sinceramente, o local parecia cena do fim ‘Avatar’."  - Continue lendo no Blog Expedição Andando por Aí

Informações sobre o Cânion Guartelá e outras atrações da região você encontra aqui e aqui.

 

by

4 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 20

Votos Positivos: 12

Upvotes percentage: 60.000000%

Votos Negativos: 8

Downvotes percentage: 40.000000%

9. Faxinal – PR

Foto: Cachoeira do Chicão II -  Blog do Grupo de Caminhadas de Faxinal

"Faxinal está localizada no Norte do Paraná há 300 km de Curitiba, 100 km de Londrina e 120 km de Maringá. As principais atrações da cidade são as cachoeiras, entre elas as do Chicão, com 25m de queda; e a do Chicão II, com 42m e procurada para a prática de rapel, ambas ficam a 5 km do centro do município. Já no perímetro urbano, o destaque é a cachoeira da Pedreira, com 15m. Entre as mais bonitas e imponentes estão o Salto de São Pedro, com 125 m; a cachoeira da Fonte, com 62 m - ambas ficam em hotéis-fazenda -; e o Véu de Noiva, com 150 m, também situada dentro de uma fazenda e a Três Barras, que não está entre as maiores - apenas 5 m de queda - mas tem as águas mais cristalinas da região.

Lá também se encontra o Canyon do Cruzeiro, com floresta nativa, diversas cachoeiras e trilhas ecológicas, são ótimas para os que gostam de aventura, mas pelo seu grau de dificuldade, é recomendável o acompanhamento de guias e possui taxa de visitação e está localizado próximo a Bufadeira do Cruzeiro.

Onde ficar

 Camping Raio de Sol: Tel (43) 9953-5443; E-mail campingraiodosol@yahoo.com.br
Para chegar ao Camping você deve passar os trevos de aceso a Faxinal. No km 323 há uma placa. Entrar à direita na estrada de calçamento e seguir a estrada de pedra por mais 7 km. Passe uma ponte de madeira e siga mais 500m. Entrar a esquerda na pedra amarela e seguir mais 500m. O camping fica a 15 minutos da BR-272.

Camping Luar de Agosto: Tel (43) 3461-1421; E-mail ldeagosto.luardeagosto@gmail.com
O Camping fica a 4km da cidade de Faxinal, com 300 m de desnível da cidade. Entrar na cidade, ir até o Lago Saracura. A 50m entrar a primeira a direita e seguir as placas 2,5 km até a entrada do Hotel Fazenda Luar de Agosto. Mais 1000m de descida com asfalto. São 300 metros de desnível da cidade. (10 minutos da cidade)." -  Dicas do viajante Mageta

by

3 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 9

Votos Positivos: 6

Upvotes percentage: 66.666667%

Votos Negativos: 3

Downvotes percentage: 33.333333%

Votar

42 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 80

Votos Positivos: 61

Upvotes percentage: 76.250000%

Votos Negativos: 19

Downvotes percentage: 23.750000%

Adicionar nova imagem

This field is required

Solte os arquivos aqui

ou

Cancelar

O tamanho máximo do arquivo de upload: 8 MB.

Processando, Aguarde um instante...

Este post foi criado com o nosso formulário super fácil e rápido! Envie seu post!


Comentários do Facebook

comentários

4 Comments

4 Comments

  1. Tiago Moss

    18 de junho de 2017 at 12:09

    Salto São Sebastião e salto mlot um de frente para o outro

  2. Ricardo Rihco

    18 de junho de 2017 at 2:56

    Buraco do padre em Ponta Grossa, também é fantástico!

  3. Marcio Holleben

    17 de junho de 2017 at 23:28

    Pico Agudos – Sapopema-Pr

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…