Blog

10 destinos para viajar pela Colômbia


A guerrilha das FARC era a principal desculpa de quem sempre teve vontade, mas nunca se atreveu a viajar para Colômbia.  Agora com o tratado de paz, passou a hora de considerar a Colômbia como seu próximo destino .  Nós já viajamos por lá, (nos tempos da guerrilha) e pode acreditar, o país é realmente sensacional e ficamos com aquela “sensação de quero mais”. Lá tem tudo de bom, as montanhas da Cordilheira dos Andes, a Amazônia e as tão sonhadas praias do Caribe!

Essa é uma lista aberta e você pode colaborar. Basta postar uma foto com dicas de algum lugar especial na Colômbia com nosso formulário fácil e rápido no final do post.  

Este post é uma compilação produzida com as experiências dos editores do blog, dos membros do Fórum Mochileiros.com e do grupo Mochileiros do Facebook.

1. Trekking no Parque Nacional Natural El Cocuy

Foto: Rafcha

O Parque Nacional Natural El Cocuy está localizado no centro-leste da Colômbia e possui uma área de 3.060 km². Em seu território há 23 picos nevados , 15 deles acima dos 5. 000 m. O parque também conta com cachoeiras, lagoas e é habitat de espécies como a anta, o urso de óculos, o condor andino, a águia e o veado. As trilhas são feitas a partir dos povoados de El Cocuy e Guicán.  Há duas principais opções de se fazer caminhadas pelo parque, uma delas é fazer caminhadas diurnas partindo de madrugada da praça central do vilarejo de El Cocuy.  O transporte do vilarejo até o local de início das caminhadas é feito pelo caminhão do leiteiro. Sim! Não é um "trekking comercial"...  Há também a opção do trekking de 6 dias  partindo do vilarejo de Guican e terminando em El Cocuy.

Quem foi? - O viajante Steven Chen foi e fez um post em seu Blog Backpacker Report que você pode conferir aqui.
Mais informações: www.pnncocuy.com

Formação rochosa conhecida como "Pulpito del Diablo" no Parque Nacional Natural El Cocuy - Foto: Luis AlveartFormação rochosa conhecida como "Pulpito del Diablo" no Parque Nacional Natural El Cocuy - Foto: Luis Alveart

by

2. Trekking Ciudad Perdida

Foto: Marioluc / Membro de honra da comunidade Mochileiros.com

Buritaca 200 ou Ciudad Perdida foi descoberta em 1976 por uma equipe de arqueólogos colombianos e é o mais preservado sítio arqueológico entre os mais de 250 encontrados na região da Serra Nevada de Santa Marta, na Colômbia.  A pequena cidade construída e habitada pelos índios Taironas entre os anos de 800 e 1600 d.C, hoje recebe viajantes de todo o mundo. O acesso à cidadela se dá por trilhas que cortam o vale do Rio Buriticá em um trekking que tem duração média de 5 dias (ida e volta). Confira relatos e posts de viajantes que passaram por lá:

Relatos e tópicos no Mochileiros.com:
Ciudad Perdida - Relato do viajante Marioluc (Membro de honra da Comunidade Mochileiros.com)
Ciudad Pedida - Perguntas e Respostas

Relatos e posts em Blogs de viagem:
http://www.dentrodomochilao.com/a-cidade-perdida-da-serra-nevada/ - Relato da viajante Cris Marques do Blog "Dentro do Mochilão"

dsc02871-copy

Piscina Natural no Caminho da Trilha para Ciudad Perdida -  Foto: John & Heather / Roaming Around The World

by

3. Caño Cristales

Caño Cristales é um rio colombiano localizado na serra de La Macarena. Algas de diversas cores se reproduzem no fundo do rio o que dá a impressão de ele ser multicolorido, tanto que também é conhecido por "Rio de cinco cores" (vermelho, amarelo, verde, azul e preto) ou o "Mais belo rio do mundo".  Além do espetáculo natural de cor, a beleza cênica do rio fica ainda mais completa pelos vários poços e pequenas cascatas que se formam em suas transparentes águas, que além das algas abrigam corais.

Para chegar ao Caño Cristales é necessário ir até a cidade de La Macarena, no departamento de Meta e de lá pegar uma lancha para atravessar o rio Guayabero; depois um carro e fazer uma caminhada de 3Km até a entrada do parque.

Relatos e posts de viajantes que já estiveram por lá:

- No relato "Não tem espera que dure 100 anos: Colômbia!" o viajante Dr. Parcero, membro da comunidade Mochileiros.com fala de sua viagem pelo país e da aventura em Caño Cristales.

Confira um vídeo de Caño Cristales feito por drone:
https://www.youtube.com/watch?v=QWEX8ptRxaA

by

4. Ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina

Foto: colombia.travel

São aproximadamente 40 lugares para mergulhar e praias com areia branca e mar azul, daquele jeito que você imagina quando falam de Caribe, sem mais, nem menos. As atrações se dividem pelas ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina.  No Mochileiros.com há uma verdadeira bíblia com informações sobre a região, pois é um dos locais mais visitados por viajantes brasileiros na Colômbia.

Você pode começar pesquisando nos Relatos de Viagem da Colômbia que há vários registros de viagens recentes para lá.

sheyllas-place-photos-exterior

O lugar realmente é inacreditável - Foto: Sheylas Place Hostel

by

5. Trilha Cuchillas de Bocagrande

Cuchillas de Bocagrande é uma formação rochosa situada no Parque Nacional de Sumapaz na Colômbia e fica apenas a 30 quilômetros de Bogotá .

A formação de rocha se estende por dois quilômetros e dá ao caminhantes belas vistas sobre o vale, de onde se pode ver falésias, lagos e prados úmidos - e em dias claros, é  possível ver Bogotá.   Não encontrei no Google relatos de brasileiros que estiveram por lá, portanto, se você for o primeiro, depois avisa pra gente aqui.

by

6. Lagunas de Siecha – Parque Nacional Chingaza

Foto: Luis Alejandro Bernal

Local sagrado para os Muiscas, os indígenas que viviam nas montanhas da Colômbia até a conquista espanhola no século 16. São três lagos que fazem parte do Parque Nacional Chingaza.

A área é um belo santuário natural de montanha que serve como um refúgio para diversas espécies de animais como veados, coelhos, águias e uma população crescente de ursos de óculos.

by

7. Trekking Paramillo del Quindio – Parque Nacional Los Nevados

Foto: Juan Carlos Gonzalez

O Paramillo de Quindio é um dos picos mais altos do Parque Nacional Los Nevados (4.750m). Esta montanha era conhecida como Nevado del Quindio, mas devido às alterações climáticas, ao longo das últimas duas décadas perdeu consideravelmente a neve. É uma caminhada de 50 km feita em 3 dias.

by

8. Parque Nacional Natural Tayrona – Santa Marta

O Parque Nacional Tayrona é um refúgio do Caribe Colombiano e talvez seja o segundo destino mais visitado por viajantes brasileiros na Colômbia (o primeiro é San Andrés). O local fica a 34 km da cidade de Santa Marta é um dos mais importantes parques naturais colombianos, pois é o habitat de um grande número de espécies. Dos 15.000 hectares que compõem o parque, 3.000 são de área marinha.

Entre as atrações do lugar estão, o Sendero Los Naranjos, a Playa del Muerto, também conhecida como "Crystal Beach" por conta das águas cristalinas, o Cabo San Juan de Guia, (que é esse da foto do post), o Pueblito Chairama, uma das cidadelas perdidas da Colômbia, antigo lar dos índios Tayronas e há também uma praia de nudismo "não oficial".

No Mochileiros.com você encontra muita informação sobre esse destino procurando por "Parque Tayrona Colombia"

tedcv9d

Playa Cristal - Foto: turkiis.com

by

9. Quebrada Las Gachas de Guadalupe

"Quebrada" é um termo usado em muitos países latino-americanos para se referir a um córrego ou rio pequeno.  Na Quebrada las gachas há vários poços com diâmetro e profundidade diferentes que se transformam em verdadeiras jacuzzis naturais. Em algumas é possível até mergulhar. O local fica a 45 minutos da cidade de Guadalupe, departamento de Santander.

by

10. Cartagena

Foto: Fritzie Andrade

Cartagena foi fundada em 1533 e é um dos principais destinos turísticos da Colômbia, a cidade que foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984, possui um dos mais belos e preservados conjuntos arquitetônicos da América do Sul.

Nós ficamos alguns dias por lá e quando você chega na cidade,  já percebe logo de cara que está em um lugar diferente. A música tocando no rádio do táxi, o jeito de falar e se comportar do taxista, a roupa das pessoas, o vento que bate forte e refresca o calor de quem está tomando a segunda margarita em um dos bares sobre a muralha que contorna e protege o centro histórico da cidade.  Você não só entende, mas sente que aquela América do Sul da Cordilheira, e do altiplano ficou pra trás, você está no Caribe!  

E as praias de água azul, cristalinas? Estão ali por perto e os principais passeios de barco são para a Playa Blanca e Islas del Rosario. Há algumas agências que fazem a reserva do passeio pela web, mas o melhor mesmo é comprar lá e pesquisar muito bem, pois o preço varia muito de agência para agência e os barcos são sempre os mesmos e saem diariamente todas as manhãs.  Pechinche sem dó.

Cartagena é uma cidade que dá pra passar 1 semana fácil sem enjoar, vai depender de quanto tempo você tem. A região turística é pequena e se você não estiver com muita pressa a dica é fazer tudo a pé. Pra facilitar você pode ficar hospedado no Bairro Getsemani que fica próximo de tudo.

Em um dia da pra sair bem cedo e percorrer o Centro San Diego que é a parte interna da Muralha. Tem vários museus e restaurantes. Percorra rua por rua pois vale muito a pena, e depois volte por fora da muralha e termine a noite em um dos bares da Plaza de Los Coches.  Em um terceiro dia você pode ir a pé de manhã até Bocagrande pela orla e voltar pela avenida San Martin,  e a tarde ir ao Castillo de San Felipe de Barajas.

No Mochileiros.com você vai encontrar muita informação sobre a cidade, basta pesquisar por "Cartagena Colômbia"

playa-blanca

Playa Blanca - Cartagena - Foto: cartagenatourguides.com

by

Votar

0 ponto
Upvote Downvote

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Adicionar nova imagem

This field is required

Solte os arquivos aqui

ou

Cancelar

O tamanho máximo do arquivo de upload: 8 MB.

Processando, Aguarde um instante...

Este post foi criado com o nosso formulário super fácil e rápido! Envie seu post!


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…