Dicas e Curiosidades

Como economizar com o transporte antes e durante a viagem

dicas_transporte

Economize no Avião

Pesquise muito!  Nos sites das companhias aéreas, nas agências especializadas em venda de passagens e nos sites comparadores de preço de passagens aéreas.
Faça as buscas com pelo menos 3 datas diferentes. Como se fosse voar daqui a 3 dias, 1 mês e 3 meses por exemplo.  “Se seu roteiro for flexível tente pesquisar por passagens em rotas alternativas. Países ou Estados vizinhos às vezes podem ter passagens muito mais baratas que as [passagens] para o seu destino, sendo assim, uma viagem de ônibus até ele pode valer muito a pena”, acrescenta, lembrando também que se a sua idéia é viajar por muitos países em continentes diferentes um bilhete “volta ao mundo” (RTW-Round The World) pode baratear seus gastos com transporte.

Alguns sites de comparação de preços de passagens aéreas  http://www.mundi.com.br/ , http://www.fly.com/ , http://www.kayak.com/flights/ , http://www.skyscanner.net/ , http://www.decolar.com/ e http://www.momondo.com/ e também o blog Melhores Destinos (http://www.melhoresdestinos.com.br) bem como na área destinada às promoções de passagens aéreas do Mochileiros.com (http://www.mochileiros.com/passagens-aereas-f537.html )  Na Europa duas das principais companhias “baixo-custo” são a  Ryanair (http://www.ryanair.com/pt ) e a Easy Jet (http://www.easyjet.com/PT ).   Vôos noturnos costumam ser mais baratos.

Use Milhas
Os programas de milhas são uma maneira de as companhias aéreas fidelizarem o cliente. Algumas operadoras de cartões de crédito também oferecem a “vantagem”.
Em ambos os casos você deve se cadastrar junto às respectivas empresas e esperar juntar os tão desejados pontos para então trocá-los. O número de pontos necessários para a troca dependerá do destino e do que a companhia aérea ou empresas parceiras estipularem (portanto leia bem as regras que determinam essa troca).
A troca das milhas pela passagem deve ser feita com boa antecedência tanto para pontos acumulados via cartão de crédito como via programa de fidelização.
Cancelar a viagem “come” as milhas. Consulte a companhia aérea.

Vá de Ônibus
Para quem gosta de viagens por terra, os ônibus ainda continuam na ordem do dia, ainda que muitas vezes, para viagens nacionais, algumas passagens de avião saiam mais baratas! Quem viaja de ônibus deve considerar que durante às paradas provavelmente serão gastos alguns trocados com bebida e comida. Aí, para economizar, vale mais uma vez a pesquisa! Confira o que é mais vantajoso e faça os cálculos com relação ao número de horas que “perderá” no busão. Se forem longos trajetos e seu tempo curto, melhor voar mesmo.

Transporte público
Se a cidade oferecer boas condições e você chegar à conclusão de que não perderá metade do dia no deslocamento de um ponto a outro, pode valer muito a pena. Vale vans, ônibus, metrô etc.

Taxi
Em muitos destinos circular de taxi, além de cômodo, pode ser uma opção barata.
Antes de embarcar num taxi tenha definido exatamente o local para onde vai e pergunte se o taxista tem idéia de quanto mais ou menos essa corrida lhe custará (geralmente eles têm idéia), pergunte e ou veja se ele utiliza taxímetro e analise se negociar uma corrida com valor pré-estabelecido é mais vantajoso pra você.
“Nunca peça uma sugestão de serviços como hospedagem, restaurantes e outros do tipo para o taxista. A sugestão dele sempre será te levar o mais longe possível para cobrar mais ou será aquela onde ele ganha mais comissão”, alerta Silnei Andrade.

Carro alugado
Alugar um carro quando se está em viagem (ou antes de viajar, para já ir com ele ou pegá-lo em determinado ponto) pode ser vantajoso quando você quer  ter mais privacidade, quer parar nos lugares que julgar interessantes, dar uma esticadinha rápida à cidade vizinha e não se preocupar com horários para voltar para a hospedagem por exemplo. Há até quem alugue carro para “poupar” o seu próprio.
Atente para as letras miúdas do contrato com a locadora, sobretudo ao plano oferecido (seguro danos corporais, materiais, a terceiros etc ) bem como às questões de quilometragem livre ou controlada, o que também influenciará no valor das diárias.
Alugar com antecedência pode garantir o aluguel de modelos mais econômicos (são os que primeiro acabam nas locadoras).
Além do pagamento das diárias antecipadamente é preciso deixar com a locadora um valor para caução (Geralmente é feito via cartão de crédito e quando você devolve o carro o valor da caução é devolvido).
Para alugar um veículo, o condutor tem que ser maior de idade e ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a mais de 2 anos. Se você vai viajar ao exterior pesquise para saber quais países exigem a PID (Permissão Internacional para Dirigir) emitida pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). O documento é pago e o valor depende do departamento de trânsito de cada Estado.
Na América do Sul, além da PID, alguns países exigem o seguro Carta Verde, vendido pelas principais seguradoras.

Trens (na Europa)
Com uma malha ferroviária invejável e com praticamente todas as empresas permitindo as compras de bilhetes pela internet, viajar de trem pela Europa deixa de ser uma alternativa de transporte para muitos viajantes para fazer parte da viagem em si. São paisagens deslumbrantes, trens modernos (na Europa Ocidental) e distâncias relativamente curtas, além da possibilidade de conhecer alguns vilarejos nas paradas.
Para aproveitar as paisagens, viaje durante o dia! Compre com antecedência e fora das épocas de Natal e Reveillon senão pagará mais caro. O cartão de crédito usado para compra na internet deve estar em nome do viajante e com ele para a retirada dos tickets.
As principais empresas de trem na Europa são:
– a alemã, Bahn (http://www.bahn.de/i/view/ESP/es/index.shtml );
– a espanhola, Renfe (  http://www.renfe.com/ );
– a italiana, Trenitalia (http://www.trenitalia.com/ );
– a francesa, SNCF (http://www.voyages-sncf.com/);
– a inglesa RailEurope (http://www.raileurope.com.br/?visitor_country=br ) e
– a suíça SBB (http://www.sbb.ch/en/home.html).

Confira também o guia rápido de informações sobre passes de trem na Europa elaborado pela viajante Letícia Quaresma, membro do Mochileiros.com clicando aqui.
Ah e eu não poderia esquecer, na América do Sul, do nosso querido boliviano, Expreso Oriental ( http://www.fo.com.bo/Paginas/Inicio.aspx )

Bicicleta alugada
Além da prática sustentável e do exercício físico, em muitos destinos você pode economizar bastante alugando uma bicicleta. Em algumas cidades pequenas o uso é bastante comum por locais ou viajantes, já em grandes cidades é preciso redobrar a atenção.  No Brasil, alguns hostels oferecem o aluguel de bikes.

O Metrô de São Paulo (cidade com pequeníssima malha cicloviária, sobretudo dadas suas dimensões geográficas) tem 17 bicicletários onde você pode deixar a sua bicicleta estacionada ou emprestar/alugar uma (somente a primeira hora é gratuita – mais informações em: http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/bicicletas/bicicletarios.aspx).
Já a cidade do Rio de Janeiro oferece por pontos estratégicos da cidade, sobretudo na zona Sul, bicicletas para facilitar o deslocamento de viajantes e moradores como uma solução sustentável de transporte. O projeto “Bike Rio” é uma parceria da prefeitura municipal, do banco Itaú e do sistema de bicicletas SAMBA. Nele há os passes mensais a R$ 30 ou diários a R$ 5. Mais informações em http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp
Nos mesmos moldes cariocas, só que sem os cartões postais de plano de fundo, São Paulo também tem sua Bike Sampa. Mais informações no: http://www.mobilicidade.com.br/bikesampa.asp .
No exterior, além de perguntar sobre o aluguel de bicicletas onde você está hospedado, vale uma “googlada” por: rent a bicycle.

Carona!
Em alguns países ela faz parte da cultura local e mesmo por aqui é possível viajar de carona. Dê uma lidinha sobre, aqui.

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

3 Comments

3 Comments

  1. Pingback: Planejando o orçamento - Mochila Brasil

  2. Pingback: Mochilão | 147 dicas para planejar sua viagem | Domingão de Twittadas

  3. Pingback: Mochila Brasil » » 5 pequenas atitudes para esticar o orçamento de viagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…