Blog

Mochilando fora do rebanho…

Quando você escolhe um destino, quanto disso realmente é uma escolha SUA e quanto é fruto do valor que você dá para a opinião alheia? Já parou pra pensar?

O rebanho...

O rebanho…

Com toda tecnologia à nossa disposição, você já se perguntou se estamos de fato escolhendo novos destinos? Se estamos saindo das rotas da moda para conhecer lugares diferentes?

Me parece que não. Estamos cada vez mais seguindo os mesmos caminhos e visitando os mesmos destinos. Ainda são poucos, muito poucos os que fogem do rebanho. Por que?

Será que não é por que alguns viajantes transformaram as viagens em mais um troféu a ser exibido? Algo para ostentar?   Da mesma forma que algumas pessoas fazem com carros zero ou roupas de grife? Será que a escolha do destino também não está vinculada a este tipo de comportamento e por isso escolhem apenas aqueles destinos que são mais valorizados pela maioria?  Isso não é o mesmo cabresto invisível que direciona a sociedade de consumo? Que usa o ego das pessoas para jogá-las em uma competição silenciosa onde o ter é mais valorizado que o ser?

Faça um teste:

Diga para sua família e amigos que está em dúvida entre visitar a Itália e a Abecásia em sua próxima viagem e confira o resultado. Se você disser que está mais inclinado à viajar para a Abecásia, possivelmente acharão que você está com algum problema, pois “ninguém em sã consciência trocaria a Itália pela Abecásia”.  Mas você já se perguntou, por que?

Pesquise e comprove que ambos os destinos são interessantes e se comparados sem preconceito, seria difícil escolher entre um deles, mas é certo que 99,9999% dos viajantes escolheriam a Itália sem ao menos pesquisar sobre a Abecásia. Por que?

Será que é porque são poucas as pessoas que conhecem a Abecásia e isso não seria convertido então em status social?  Essa é uma lógica óbvia na escolha de turistas convencionais e parece se aplicar cada vez mais no mundo da mochila!

Vamos ousar mais na escolha do próximo destino?  Temos mais de 190 países no mundo, sem contar as regiões e territórios autônomos e outras ilhas.  Vamos pesquisar mais sobre eles e tentar explorá-los?  E nos países já bastante visitados, vamos explorar e sair dos roteiros convencionais. Vamos mochilar fora do rebanho?

Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…