Blog

5 dicas para mochileiros veganos e vegetarianos

Apesar de a oferta de restaurantes vegetarianos ser cada vez maior, seguramente o que comer durante o mochilão ronda a cabeça desses viajantes e abaixo seguem algumas dicas para tentar ajudá-los:

P1140041_800x600

1 – Prato ‘adaptado’ nos restaurantes 
A primeira e mais simples opção é frequentar os restaurantes a quilo, onde você poderá por no prato só o que quer. Você também pode pedir para retirarem a carne do seu prato à la carte, mas provavelmente não receberá nenhum desconto por isso, a não ser que isso seja negociado.
Se você não tem paciência para explicar que é veganismo e o por que disso, uma boa é falar que tem ‘alergia’ ao alimento. Eu costumo fazer isso quando me sugerem uma maravilhosa porção de qualquer coisa do mar e funciona!

2 – Cozinhar/carregar sua própria comida
Alguns destinos podem não ter um restaurante à quilo, então outra opção é comprar sua comida no supermercado e prepará-la no hostel ou camping. No Mochileiros.com há uma área falando de “vegetarianos ao pé do fogareiro” e ali alguns contam suas experiências vegetarianas.
Em trânsito ou numa travessia por exemplo, os viajantes em geral têm que carregar consigo alguma comida. Para os vegetarianos isso torna-se ainda mais indispensável. Além dos grãos, barras de cereal, frutas, verduras e legumes disponíveis nos destinos, os mochileiros vegetarianos sempre indicam que se leve PTS (Proteína Texturizada de Soja) ou PVT (Proteína Vegetal Texturizada), que nada mais é que “Carne de soja” ou “Carne vegetal”.

3 – Conhecer certas palavras e frases em um outro idioma
É importante conhecer certas palavras no idioma local (ou em inglês) para saber se o produto que você está prestes a comprar é adequado.
Além do rótulo, também é interessante você saber comunicar (em uma outra língua) que é vegetariano. No  http://www.hedweb.com/animals/vegphrase.htm há algumas frases que podem ajudá-lo em suas andanças, do árabe ao mandarim.

4 – Leve sementes, frutas secas e ou desidratadas em pequenos sacos plásticos
Talvez pareça exagerado, mas só quem não come determinado tipo de alimento sabe a complicação que é quando se está numa San Blás e não se come peixe (santos frango e coco).
Uma alternativa é carregar seu alimento na mochilar em pequenos sacos plásticos como na foto deste post.

5 – Nunca, jamais, em tempo algum…
deixar de visitar um local com ‘medo’ do que haverá ou não nele pra comer.
Diversidade e descoberta são alguns dos grandes baratos das viagens e pesquisando, se informando todo mochileiro se vira muito bem, vegetariano ou não.

– O UOL Saúde preparou um especial “Mitos e Verdades” sobre vegetarianismo, vale conferir aqui!
– O blog Mochileiros Veganos traz muitas dicas de viagem para mochileiros veganos e vegetarianos. 

Você é vegetariano? Deixe suas dicas para outros viajantes, divida sua experiência conosco!

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

4 Comments

4 Comments

  1. Pingback: Mochilão | 147 dicas para planejar sua viagem | Domingão de Twittadas

  2. Gabriel Castaldini

    7 de outubro de 2012 at 17:12

    Pessoal, gostaria de dividir um pouco da experiência que tive ao viajar pelo Brasil… Escrevi um livro, não encontrei editora interessada e, por isso, decidi colocar o livro na internet, onde está disponível para leitura online e, também, download, ambos gratuitos. Eis o link do livro: http://issuu.com/gabrielcastaldini/docs/empadao

    • Claudia Severo

      Claudia Severo

      8 de outubro de 2012 at 7:54

      Oi Gabriel! Dei uma ‘folheada’ rápida no livro, está muito bonito (diagramação e imagens) e certamente sua experiência contada nele será de interesse de muitos viajantes.
      Temos a seção Livros, vídeos & afins. O conteúdo irá entrando aos poucos.
      Iremos dar atenção o mais breve possível ao “Empadão à Brasileira” que provavelmente fará parte da seção 🙂
      Abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…