Blog

Nobres (MT): naturalmente lindo


No caminho oposto ao do Pantanal, Nobres, localizada 140 km ao norte de Cuiabá, fica na transição do Cerrado com a Amazônia. Um paraíso ecológico de fauna e flora diversificadas com destaque para as aves. A hidrografia privilegiada faz do município um destino turístico com rios e cachoeiras de águas límpidas.
Tirolesa, flutuação, boia cross, banho de cachoeira e mergulho com peixes estão entre as atividades mais procuradas pelos visitantes. Para assegurar que toda a população usufrua dos benefícios econômicos e sociais do turismo, a sustentabilidade é uma das premissas.
O Aquário Encantado, na Vila de Bom Jardim, é um dos principais atrativos turísticos. As águas translúcidas e cardumes de dourados, piraputangas, pacus e piaus convidam os visitantes para um mergulho com os peixes. A gigantesca piscina natural tem cerca de 90 metros de perímetro e até seis metros de profundidade, de onde brota uma nascente. Outro local para flutuação entre os peixes são as águas cristalinas do rio Triste, também em Bom Jardim. Além dos cardumes, o mergulho de superfície permite a observação de arraias.

Aquário encantado | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nobres.

Na mesma localidade, as nascentes e ressurgências do rio Salobra, de águas transparentes e cercadas por mata nativa, são excelentes para flutuação entre os cardumes. Além dos peixes, na trilha ao longo do percurso, os visitantes se deparam com animais e aves da região como seriemas, araras, capivaras e macacos. Já a Lagoa das Araras lembra um pântano na área de transição entre Cerrado e Amazônia com exuberante fauna e flora aquática. As palmeiras de Buriti predominam na paisagem e abrigam ninhos de araras, maritacas e periquitos, entre outras aves que povoam o entorno do manancial. As revoadas dos pássaros, principalmente araras, coincidem com o pôr do sol, tornando o espetáculo duplamente belo.

Entre as cachoeiras de Bom Jardim, a Serra Azul é considerada uma das mais bonitas. A queda d`água, de 50 metros, fica após uma trilha de cenário exuberante ao pé da serra. Mais uma vez, os peixes fazem companhia aos turistas durante o banho refrescante, relaxante e contemplativo. Outro ponto de banho cristalino onde o visitante se familiariza com os cardumes é Balneário Estivado.

No Refúgio Água Azul, além do banho e das trilhas ecológicas, o turista mais radical pode se aventurar na descida de uma tirolesa. Já os passeios de Boia Cross descem os rios com tranquilidade. É para quem gosta de apreciar as belezas ao longo do percurso e ao seu redor sem pressa. No Duto do Quebó, um túnel de calcário, é possível observar formações de calcário no teto e paredes durante a descida pela correnteza.

Nobres, além de habitat natural de diversas espécies de peixes, animais, aves e plantas, por ser uma região com grande concentração de calcário e dolomita tem dezenas de grutas e cavernas. Os espeleotemas, como estalactites e estalagmites, decoram o interior dos ambientes com formações que tornam o ambiente esplendoroso. Para ver a beleza do município do alto, uma das opções é o Mirante do Cerrado. A Serra do Tombador ainda esconde sítios arqueológicos, pinturas e inscrições rupestres. Por tudo isso Nobres é plural e um excelente destino para conhecer um pouco mais do Brasil.

⚠ No Mochileiros.com você pode encontrar dicas e informações de viagem sobre o Centro-oeste do Brasil.

Texto: Geraldo Gurgel/Ascom Ministério do Turismo.

Votar

15 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 27

Votos Positivos: 21

Upvotes percentage: 77.777778%

Votos Negativos: 6

Downvotes percentage: 22.222222%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…