Blog

Mapa da manguaça mostra os países mais bêbados do mundo (e o que eles bebem lá!)


1 – Bielorrússia – 17.5 litros/ano 

A Bielorrússia é o único país a ultrapassar a marca dos 17 litros/ano por pessoa. Os bielorrussos são os campeões da manguaça e o destilado mais consumido no país é a vodka, chamada por eles de Garelka.

2 – Moldávia – 16.8 litros/ano 

A Moldávia é a segunda do ranking com um consumo de 16.8 litros/ano por cabeça. Entre as bebidas mais apreciadas no país está a Palinca, um conhaque de ameixas, também feito com maçã e pera.  A principal característica da Palinca é a de ser obtida por um processo de destilação dupla, que a confere um teor alcoólico entre 40% e 70%. A palavra “palinca” é derivada do radical eslavônico “palit”, que significa “queimar”.  O negócio é quente mesmo! 😀

 

3 –  Russia – 15.1 litros por ano

Conhecida também por sua boa vodka, a Russia ocupa a 3ª posição do ranking com um consumo de 15.1 litros/ano. Além da mundialmente popular água que passarinho russo não bebe, a segunda bebida mais apreciada no país é a Kva,  suavemente doce, é basicamente uma cerveja com pouquíssimo álcool, produzida a partir de centeio escuro fermentado. Seu índice alcoólico varia entre 0.5 e 1%.  É a bebida do proletariado.  Geralmente é servida em garrafas acima de  500 ml por um preço ridiculamente barato.

 

 

 

4 – Lituânia – 14.5 litros por ano

Após o ano 2000, o consumo de álcool cresceu exponencialmente na Lituânia. Passou de 9 litros por cabeça/ano para quase 14,5 litros.  As bebidas mais consumidas pelos lituanos são os destilados, a cerveja e por último os vinhos.  A vodka também faz sucesso e a mais popular no país é a Kvietine.

 

5  – Romênia – 14.4 litros por ano

O país do Conde Drácula também curte uma manguacinha e ocupa a quinta posição com 14.4 litros/ano por pessoa. Os 2 principais destilados mais consumidos no país são a Afinată , um licor feito de mirtilo, e a Vişinată , um licor feito de cerejas, fermentadas com açúcar  e misturadas com algum destilado mais forte, geralmente Tuica , palinca ou vodka.

 

6 – Ucrânia – 13.9 litros por pessoa

O povo ucraniano também aprecia uma boa vodka e a chamada “Horilka” é mais consumida do país. Destilada a partir de trigo ou batata, ela é mais forte do que a típica vodka russa. Mas nem só de Vodka ficam bêbados os ucranianos. Com um consumo de 13.9 litros por pessoa, a 6ª nação manguaceira da lista também é chegada numa  “Medovukha“,  uma bebida alcoólica muito semelhante ao hidromel , só que mais barata e mais rápida para fazer.

 

7 – Andorra – 13.31 litros por pessoa

Andorra está em sétimo lugar no pódio da manguaça, com uma média de 13,31 litros de álcool consumido por cada pessoa /ano. A bebida nacional é o vinho, consumido por cerca de 45% da população. A boa e velha cerveja é consumida por  35%  dos habitantes seguido dos destilados, consumidos por 20% da população.

 

8 – Hungria – 13.3 litros por pessoa

Os húngaros também são chegados na “mardita”. Em oitavo lugar no ranking, consomem em média 13.3 litros por pessoa/ano.  Entre as bebidas mais consumidas está também a Palinca. Outra bebida que faz sucesso entre os húngaros é o “Unicum”, uma espécie de licor de ervas que já foi considerado em tempos longínquos como um santo remédio pela corte real do imperador Joseph II. É uma espécie de Jagermeisterg húngaro.

 

9 – República Checa e Eslováquia – 13 litros por pessoa

Empatadas em 9º lugar está antiga dupla de ex repúblicas soviéticas, República Checa e Eslováquia, onde cada pessoa consome cerca de 13 litros de álcool / ano.  Na República Checa a bebida nacional é a Becherovka, um bitter de ervas feito com  semente de anis, canela, e aproximadamente 32 outras ervas.  Seu teor alcoólico é de 38%. Costuma ser servida fria, como um digestivo. Também pode ser servida com água tônica, fazendo um coquetel conhecido como beton (BEcherovka+TONic), “concreto”, em tcheco. É de lá também que vem a cerveja Pilsen. A Pilsner Urquell é uma das cervejas mais consumidas entre os checos. A Budweiser-Budvar é a segunda mais popular e nada tem a ver com a cerveja de arroz fabricada pela AB InBev.

Já na Eslováquia as  bebidas mais populares são a “Slivovica” e a “Tatratea”.  A Slivovica é  a bebida eslovaca mais tradicional. Tem um sabor de ameixa e é bastante forte (30 – 52% de álcool).  já a “Tatratea, originaria das montanhas altas de Tatra, é considerada a bebida nacional .  A história diz que os homens das montanhas costumavam beber chá de ervas misturado com álcool concentrado para se manterem quentes.  A bebida é um composto de chás preto e branco, ervas e extratos naturais de frutas. A mais popular é Tatratea 52% Original.

 

10 – Portugal – 12.9 litros por pessoa

Na terra de Cabral as bebidas para se enfiar o pé na jaca são o vinho do porto, que dispensa apresentações, a Ginjinha e o Licor Beirão.  A Ginjinha, ou simplesmente ginja, é um licor obtido a partir da fruta da ginja, um tipo de cereja, muito popular em Portugal, especialmente em Lisboa. Já o Licor Beirão é feito a base de diversas plantas como o eucalipto, a canela, o alecrim e a alfazema – e sementes aromáticas, submetidas a um processo de dupla destilação. Entre os mais jovens a bebida mais popular é a cerveja. As duas mais consumidas no país são a Sagres e a Super Bock.

E o Brasil?

O Brasil é o 53º da lista, com um consumo médio de 8.7 litros por pessoa/ano. Mesmo com tantos cachaceiros de plantão não somos páreo para o time dos 10 países mais manguaceiros do mundo. 😀

E os países mais abstinentes?

Sem surpresa, eles são em sua maioria estados muçulmanos, onde a venda e o consumo de álcool são proibidos. No Paquistão, na Mauritânia, na Líbia e no Kuwait, o cidadão médio bebe apenas 100 ml de álcool puro por ano – o equivalente a uma única garrafa de vinho.

O mapa interativo da manguaça:

Votar

12 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 34

Votos Positivos: 23

Upvotes percentage: 67.647059%

Votos Negativos: 11

Downvotes percentage: 32.352941%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…

Pular para a barra de ferramentas