Blog

Roteiro de 10 dias no Chile


Roteiro de 10 dias no Chile

CONTEXTO
Sou jovem, 25 anos e ano passado comecei a viajar nas ferias e descobri nisto um sentido de vida. Viagem sólo desta vez.

AÉREO
Muito variavel! Eu fiz um combinado de múltiplos voos pelo decolar e ficou em media R$ 750 cada voo. Ha quem prefira fechar entre Santiago e Calama voos pela Sky Airline, que dizem ser mais baratos. Pesquisem, e isto é o mais importante para fechar com antecedência (indico uns 5 meses de antecedencia)

HOSPEDAGEM
Em Santiago: Providencia Hostal! 18 dolares/diaria. Excelente, bem localizado, atendimento ok, wifi ok, chuveiro quente, bar bom, café da manha bom. Bastante espaçoso.

Em San Pedro de Atacama: Hostal Campo Base! 28 dolares/diaria. Excelente, bem localizado, atendimento excelente! Chuveiro morno, café da manhã excelente, limpeza excelente. Pode escolher se vai tomar café da manhã ou snack.
(quartos compartilhados)

PASSEIOS
Sobre Santiago nem vou entrar muito em detalhes, pois é uma cidade metrópole, fácil de conseguir informacoes. Eu fui em Fahellones ver neve, fiz o Pub Crawl (um grupo que vai andando de madrugada passando por varias baladas com drinks inclusos), fui no Cerro de San Cristobal, Torre Costanera (maior torre da america latina!) e no mercado central.
Depois… Preparar, apontar, Atacama!!! :

Em San Pedro de Atacama, na rua principal chamada Caracoles, tem mais de 100 agencias de turismo ofertando os tours. Nao reservem com antecedencia do Br, comprem tudo aquí chorando por descontos. Aí se você comprar varios com a mesma agencia de uma vez, eles dão mais desconto ainda. Ou se atrair mais pessoas junto com vc, tambem dá para ganhar descontos.

Dia 1:
Cheguei no aeroporto de Calama pela manhã e peguei um transfer pela magic tour por 8.000 CLP somente ida até San Pedro.
Fiz checkin no hostel e fui para Caracoles almocar (5.000 CLP o menú do dia no restaurante Pica del Indio), e tambem ja orcei tours com varias agencias. Nao fechei tudo de uma vez pq preferí pagar um pouco mais e ter flexibilidade nos passeios…
Neste mesmo dia, fiz o tour Valle de la Luna, pela agencia TaniTani. 7.000 CLP tour + 5.000 CLP entrada (neste, estudante estrangeiro paga meia entrada!)
Gostei bastante do Valle de la Luna, é bem árido, paisagens incriveis, realmente sensacao de estar na Lua devido ao chao branco de sal… Neste tour seria incluso as cavernas de sal, que me falaram muito bem de la, mas nao dei sorte com o guía que peguei e este nao passava pelas cavernas, alegando que la nao estava com boas condicoes de seguranca para visitar (embora varios outras agencias estavam indo ate la).

Dia 2:
De manhã: Geisers del Tatio, pela agencia TaniTani 16.000 CLP tour + 10.000 CLP entrada (estudante estrangeiro nao paga meia, só chilenos). Incluso desayuno (café da manha). Bati meu record de frio que ja passei, -15°C !!!! a 4400 msnm… faz tanto frio assim, pq para ver os geisers bem altos, temos que chegar la antes do sol nascer…. E essa é a hora mais fría. Me sentí em outro planeta la… Muito massa! E la ainda tem uma piscina de aguas vulcanicas que se pode nadar. Eu entrei, oportunidade única ne!? La tambem se ve gaivotas andinas. Vimos tambem umas maquinas abandonadas de geracao de energia geotérmica (abandonadas pois o custo de manutencao as tornaram inviaveis). Neste tour tambem se passa por outro vilarejo, onde pode comer churrasquinho de carne de alpaca.

A tarde: Thermas de Puritana, pela agencia TaniTani, 10.000 CLP tour + 9.000 CLP entrada
Lugar lindo, num vale meio escondido no deserto, com bastante lirios… sao 8 pocos de aguas naturais, a mais em baixo a 28°C e a mais em cima a 34°C. Lugar tem lockers para deixar pertences, mas tem que levar cadeado! Lugar delicioso para relaxar e se massagear nas quedas de aguas quentes. Foi um dos meus preferidos!

Dia 3:
Tirei o dia para descansar, e fiz apenas o tour astronômico a noite.
Agencia: Atacama mística, 15.000 CLP. Tem 3 horarios possiveis para escolher. Uma coisa importante a planejar é que, em noites de lua cheia, muitas agencias nem fazem este tour, pois a iluminacao da lua esconde as estrelas. Neste tour, estava incluso coquetel com vinho, pisco e petiscos. O guía faz um breve resumo sobre o sistema solar e a via láctea, e depois fomos para o deserto ver a Lua, Saturno, Jupiter e varias outras constelacoes no telescopio. Neste tour incluido foto com camera profissional que pega o ceu estrelado, em grupo e sozinho. Uma experiencia única!! Sensacional… Fiquei muito emocionado de verdade!

Dia 4:
Dia todo: Salar de Tara, pela agencia JanajPacha 38.000 tour (nao paga entrada), incluso desayuno + almoco. Foi otimo, o guía era bem engracado, e a turma era uma gauchada de meia idade bem gente boa. Este tour é um dos mais “aventura”, no sentido de que em certo momento o carro sai da estrada comum e entra no deserto em si. Quem quer mais seguranca paga mais caro para ir com carros 4×4. Neste tour tambem é onde se chega na maior altitude, que é na triplice fronteira entre Argentina, Bolivia e Chile, a 4800 msnm. Paisagens deslumbrantes… também pedimos ao guía pra parar numa laguna congelada no caminho, que o gelo estava lisinho, entao dava para ficar deslizando em cima da laguna congelada, muito divertido!

 

Dia 5:
Dormi ate 11:30, e a tarde alugamos bikes no hostel por 4.000 CLP por pessoa e fomos pedalando ate Pukara Quitor. Tem outros destinos interesantes de bike também. Pukara Quitor é o mais perto (3km de San Pedro). Lá há a possibilidade de deixar a bike num estacionamento, e subir a pe um morro para ter uma vista legal por 3500 CLP (eu nem subi). Alem disso, tem uma praca gratuita do lado, onde tem alguns rostos talhados nas pedras, e uma caverna muito comprida e interesante. Havia varias placas de risco de desmoronamento, entao a galera ficou com medo de entrar. Eu entrei na caverna e fui uns 15 minutos adiante… Curti demais!! Foi onde eu mais me sujei de areia tambem kkkk.

Dia 6:
Dia todo: Piedras Rojas, pela agencia JanajPacha, 28.000 CLP tour + 2.500 CLP entrada, incluso desayuno e almoco. Foi um tour divertido, o guía era legal e a turma era bem animada tambem. Vimos flamengos raros no salar de atacama, vimos vicuñas na estrada, vimos lhamas no vilarejo de Toconao. E na laguna de pedras rojas propriamente dita, ela estava toda congelada, entao pudemos caminar sobre ela, num calorzinho de uns 2°C hehe… Curioso o fato de que há 5 anos nao se nevava neste lugar. Entao ver esta laguna congelada foi algo bem raro.

Dia 7: descansar, preparar para o retorno ao mundo real, e escrever este relato para voces 

GASTRONOMIA
Pastel Choclo: provei no mercado central de Santiago. Nao tem nada a ver com o que nós brasileiros entendemos como pastel (aquí pastel eles chamam de “empanada”). O pastel choclo é um prato de carne e frango picados, com um molho e uma cobertura de creme de milho parecido com cural. Saboroso, porem achei um pouco enjoativo.
Pescado Albacora: é um peixe espada, muuito bom!! Este valeu a pena! Tambem no mercado central.
Bebidas: pisco sauer! Tipo uma vodka, só que de uva, delicia! E vinho aquí no Chile é muito barato e de qualidade… Cerveja provei aquí a Kunstmann, boa! (nao tenho ctz se encontramos ela no BR). Tambem provei o famoso drink Terremoto, feito com vinho branco e sorvete de abacaxi, nao curti muito nao, achei muito doce.
Tambem provei ceviche de novo.. a parte do peixe cru é boa, porem eles servem muito temperado com limao, aí nao curti de novo.
E aquí no Chile, um dos pratos mais comuns é alguma coisa “a lo pobre”.. que é acompanhamento de fritas + ovo frito.

IDIOMA
Algumas palavras que aprendi do español chileno:
“Esquisito”: significa algo muito bom, ótimo, excelente!
“Coger”: é a mesma coisa que “fuder”. Entao cuidado quando for falar “colher”. “Colher” em espanhol é “cuchara”. Ou se for falar “correr” que em espanhol também é “correr”, só ter cuidado com o contexto da frase.
“Maraca”: é o mesmo que “puta”. Entao se falar “maraca tu” para uma chilena, ela pode nao gostar…
“Fome”: não é necessidade de comer, significa estar “de mau humor”, “chateado”. Necessidade de comer em espanhol é “hambre”.
“Por supuesto!”: uma expressão muito comum que eles usam aquí para dizer “mas é claro!”, “sem dúvida!”
“Listo”: muito comum tambem. Significa “entendido”, “pronto”.

DINHEIRO
Para vender real: 1 real aprox = 180 pesos chilenos.
Para vender dólar: 1 dólar aprox = 625 pesos chilenos.
Nao troque dinheiro no aeroporto, ou troque o minimo necesario. O melhor cambio é na rua Augustinas, em Santiago (consegui vender real por ate 190 pesos lá). Tem varias casas de cambio nesta rua. Quando for la, ja aproveita e conhece um pouco do centro que é bem bonito.
Sobre aceitar cartao, vc encontra restaurantes e hospedagens que aceitam cartao. Mas tours, aluguel de roupa de neve, transportes e farmacia não aceitam cartao, só dinheiro efetivo. No meu caso, tive que habilitar a funcao internacional do meu cartao no banco, então chequem se voces tambem precisam.
Sobre sacar dinheiro, nao é difícil encontrar caixas eletronicos para saque de estrangeiros. Eu só precisei sacar 1 vez, no atacama. Usei o caixa eletronico que fica dentro da farmacia.

SAÚDE
Em Santiago peguei bastante frio. Acabei ficando um pouco gripado. Mas consegui comprar remedio na farmacia, eles pediram receita medica mas eu disse que era estrangeiro, aí me venderam de boa.
No atacama senti varias vezes a altitude, mas o famoso chá de coca e mascar folha de coca resolveram o problema.

NATUREZA
O Atacama é o deserto mais arido do mundo, e com maior altitude. Por isto, aquí se ve coisas únicas. Só no Atacama, se ve areia, pedras de varias cores, gelo, neve, salares, ervas, vegetacoes, aves, 4 tipos de camelideos (vicunas, guanacos, aplacas e lhamas), raposas, geisers, vulcoes ativos e inativos, aguas térmicas, lagunas (congeladas e nao congeladas), ceu sem nenhuma nuvem no inverno, noite super estrelada, pessoas do mundo todo, cenarios que parecem de filme!!

 

AGRADECIMENTOS
Gratidao a todos que me apoiaram a adquirir estas experiencias… Vilma, Vanessa, Sara, Lucas, meus irmaos e todos viajantes que postam relatos, blogs, youtubers, com dicas sobre estes lugares. Muito obrigado!!

Viajar é viver!

Fotos e Texto de Rafael Nunes

Postado originalmente no grupo Mochileiros em:
https://www.facebook.com/groups/mochileiroscom/permalink/10154599488197260/

Votar

10 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 14

Votos Positivos: 12

Upvotes percentage: 85.714286%

Votos Negativos: 2

Downvotes percentage: 14.285714%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…

Pular para a barra de ferramentas