Blog

Roteiro gastronômico: o que todo viajante deve provar em cada região


O Brasil não é só um país grande territorialmente. A grande variedade de culturas e a diferença entre elas surpreende sempre os viajantes que vem de fora, e até mesmo quem é nascido em solo brasileiro.

A diversidade de sotaques, vestimentas e arquitetura acaba enchendo os olhos de qualquer turista que está determinado a aventurar este país de norte a sul. Entretanto, todo viajante só pode dizer que aproveitou bem sua viagem após saborear as delícias gastronômicas de cada uma das cinco regiões brasileiras.

É claro que todos estamos acostumados a pedir comida de maneira rápida e fácil através de deliverys, mas nada tira a experiência de conhecer a culinária local dos lugares visitados. Para ajudar nesse desafio criamos um roteiro gastronômico especial para ser cumprido do começo ao fim. Está preparado?

Rio grande do Sul e o seu churrasco na brasa.

Fonte da imagem: Pinterest

Bem passado, mal passado ou ao ponto. Quem visita o Brasil precisa dar uma passadinha nesse estado para provar a especiaria da região. O churrasco gaúcho é bem conhecido e nasceu nas comunidades indígenas que foram catequizadas por jesuítas.

Há muita história envolvida nesse prato e muito sabor. Quem prova essa especiaria pode pedir como acompanhamento um arroz de carreteiro. Quando estiver por terras gaúchas não esqueça de pedir aos moradores um trago de chimarrão, bebida típica da região.

Minas gerais, o pão de queijo e muitas outras especialidades.

Fonte: TeclaSap

Se há um estado recheado de pratos típicos ele sem dúvida é Minas Gerais, que fica na região sudeste do Brasil. O mais conhecido (e queridinho) é o famoso pão de queijo: experimente comer quentinho,recém saído do forno.

Além disso, quem estiver por Minas pode saborear um delicioso Tutu de feijão mineiro. Eles adaptaram a receita do feijão refogado na farinha de mandioca e o segredo está em amassar os grãos do feijão antes de fazer a mistura com os outros ingredientes. Peça como acompanhamento dessa receita um frango ao molho pardo e depois disso procure o alojamento mais próximo pois com a barriga cheia é preciso esperar um certo tempo antes de recomeçar a caminhada.

No mato grosso do sul, peça carne de jacaré.

Fonte: Restorando

Pode parecer estranho, e por isso é considerado uma iguaria exótica. O Mato Grosso do Sul tem como bioma principal o Pantanal e é normal na região ingerir a carne do jacaré. O prato é delicioso e bem semelhante ao peixe.

Para acompanhar o visitante pode pedir um arroz bolivariano, que é preparado com carne moída, queijo, pimentão, batata e banana. Os mato-grossenses gostam muito de beber o tererê, que é muito semelhante ao chimarrão, porem gelado. Não esqueça de pedir um gole.

 

Sem nojinho, em Pernambuco experimente a famosa buchada de bode.

 

Fonte: Receitas de Comida

Sem dúvida pode parecer bem exótico para quem visita a região ver no cardápio esse tipo de opção, mas para os moradores é um prato típico. As vísceras do bode são cortadas em pequenos pedaços, formando o conhecido sarapatel, que depois é colocado dentro dos buchos para ser cozinhado. A primeira vista pode ser um prato um tanto quanto rude mas basta experimentar uma vez para cogitar pedir mais uma servida.

De sobremesa o turista pode pedir uma fatia de bolo Sousa Leão, que leva farinha de mandioca, ou experimentar uma famosa cartela, doce feito com queijo de manteiga, banana frita, açúcar e canela.

Quem vai ao Ceará deve provar o baião de dois.

Fonte: Histórias e Cenários Nordestinos

Feijão de corda e arroz temperado com cebola, pimentão, cheiro verde, toucinho e muitos outros ingredientes. O saboroso baião de dois é prato típico da região e se engana quem pensa que é apenas um simples “feijão com arroz”.

Quem visita o Ceará precisa reservar um tempo para conhecer essa iguaria e também pedir uma deliciosa tapioca.

A comida é uma das características mais marcantes de cada cultura.Para ter uma viagem completa e cheia de novidades o viajante precisa ter junto de si um mapa da região, um celular como bom nômade digital e agora levar consigo esse roteiro cheio de opções gastronômicas para se aventurar pelo Brasil de barriga cheia.

Votar

4 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 4

Votos Positivos: 4

Upvotes percentage: 100.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Este post foi criado com o nosso formulário super fácil e rápido! Envie seu post!


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…

Pular para a barra de ferramentas