Blog

Tour da crise: um passeio diferente no mochilão por Londres

Roteiros guiados por pontos da capital britânica vinculados ao colapso financeiro são opção para quem quer conhecer uma Londres ‘bem atual’

No complexo comercial Canary Wharf estão os maiores arranha-céus de Londres. Área é uma península de uma das regiões com maior desemprego na cidade / Foto: Divulgação

A Occupy Tours não é formada por profissionais, nem por guias turísticos profissionais, nem economistas profissionais, ressalta o site oficial do grupo que oferece um passeio diferente por Londres. “Somos pessoas comuns que viram os efeitos da crise financeira em nossas vidas”. Também não se trata de palestra ou protesto. O grupo organiza roteiros para quem quer ir além de Big Ben, Tower Bridge, London Eye ou dos belos palácios, museus e igrejas de Londres.

A ideia inusitada e bastante original é de Liam Taylor e surgiu de forma inesperada quando ele acampava em frente à catedral anglicana de St Paul’s, durante os dias em que esta igreja acolheu o movimento Occupy London (movimento similar ao Occupy Wall Street, iniciado em setembro de 2011 em Nova York. O movimento de protesto contra a desigualdade econômica e social se espalhou por algumas cidades do mundo).

Liam é da cidade de Bristol, um das cidades mais populosas da Inglaterra. É professor, graduado em Oxford e nos passeios fala de História, mas uma História muito recente: o colapso financeiro global. Fazem parte das histórias, o imponente edifício de cristal 25 Bank Street, inicialmente do grupo Lehman Brothers (quem não se lembra desse nome?) “Para a maioria das pessoas, a crise começa com a quebra do banco que se encontrava aqui”, comenta o professor em reportagem do jornal espanhol El Pais.

Taylor e o grupo seguem por empresas onde surgiram os primeiros sinais da crise, mas algumas regiões são ‘distritos proibidos’ para eles. Já ‘conhecido’ dos porteiros e seguranças, não raro se depara com alguma barreira.

Uma das mais famosas áreas comerciais de Londres é o Canary Wharf, onde estão alguns dos mais altos arranha-céus do mundo, como o One Canada Square (235m), o 8 Canada Square, sede mundial do banco HSBC e o Citigroup Centre, sede européia do Citigroup.

Para Liam, a construção mais emblemática do local é a do One Canada Square e a razão pela qual ela faz parte deste tour está entre os andares 11 e 16: ali estão os escritórios de onde partem os relatórios de qualificação de risco elaboradas pela agência Moody’s.

Canary Wharf é uma península do distrito de Tower Hamlets, um dos bairros com mais desemprego em Londres e o segundo com maior índice de pobreza infantil de todo o país, de acordo com informações do Occupy London Tours.

O ‘Occupy London Tours’ atrai todo tipo de viajante (que não precisa saber muito sobre política ou economia – garante o site). Sem querer levantar bandeira, nos pareceu interessante para os que querem saber um pouco mais sobre o que ocorre nestes centros financeiros, como também para àqueles que querem observar estes lugares que há algum tempo andam aparecendo no noticiário internacional.
É uma maneira diferente de se integrar ao local e conhecer um pouco mais sobre como anda a vida dos londrinos nos dias atuais.

Mais sobre o grupo, roteiros e locais por onde há (e ou haverá) visitação no http://occupytours.org/

De acordo com o site, todos os passeios são gratuitos, mas se você tem intenção de fazer um deles, envie um e-mail-reserva para obter mais informações: occupylondontours@gmail.com

Mais sobre o movimento Occupy Wall Street aquiaqui (em inglês).

Dicas e informações de outros viajantes sobre Londres (e Reino Unido) no Mochileiros.com (aqui e aqui).

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Free walking tours: Mais de 80 passeios gratuitos pelo mundo | Mochila BrasilMochila Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…