América do Sul

5 caminhadas curtas pela Patagônia argentina (Parte I – El Chaltén)

A Patagônia (tanto argentina quanto chilena) é um dos principais destinos para mochileiros na América do Sul. E agora com o verão no hemisfério é uma boa pedida para quem quer se aventurar em terras geladas.
Abaixo destacamos 5 caminhadas curtas nos arredores de El Chaltén, a mais jovem cidade argentina, conhecida como a “capital do trekking” no país – fundada em 1985 para manter a soberania argentina sobre territórios na disputada fronteira patagônica com o Chile. (Em publicações futuras destacaremos outras cidades patagônicas – argentinas e chilenas)

– Miradores Los Cóndores y Las Águilas

Vista do Fitz Roy a partir do mirante Las Águilas | Foto: Travel way of life

Vista do Fitz Roy a partir do mirante Las Águilas | Foto: Travel way of life

A caminhada mais curta a partir de El Chaltén chega a um mirante natural que proporciona incrível vista panorâmica dos maciços Adela, Torre e Fitz Roy e do Vale do Rio de las Vueltas. Pode se seguir adiante a um outro mirante que proporciona outras belas vistas.
Partindo de El Chaltén, se cruza uma ponte sobre o rio Fitz Roy, seguindo até o início da trilha que parte do escritório do Parque Nacional Los Glaciares.

– Chorrillo del Salto

Chorrillo | Foto: Pablo Flores

Chorrillo | Foto: Pablo Flores

Caminhada fácil e curta por um bosque até chegar a uma cascata de 20m de altura. O percurso também pode ser feito (quase todo) de carro/moto/bike.
O caminho começa na Ruta Provincial nº 41.

– Mirador de la Cascada Margarida

No canto superior direito a pontinha do Fitz Roy; Cerro Torre e à esquerda coberto de neve o Cerro Solo | Foto: Dan Lundberg

No canto superior direito a pontinha do Fitz Roy; Cerro Torre e à esquerda coberto de neve o Cerro Solo | Foto: Dan Lundberg

Destaque para vista panorâmica dos maciços Torre e Fitz Roy. Caminhando cerca de uma hora a mais é possível chegar ao Mirador del Cerro Torre, um dos mirantes mais espetaculares da região.

– Cañadón del Río de las Vueltas

Valle del rio de las Vueltas - trecho entre Lago del Desierto e o rio Fitz Roy | Foto: Mariano Mantel

Valle del rio de las Vueltas – trecho entre Lago del Desierto e o rio Fitz Roy | Foto: Mariano Mantel

Caminhada (ou passeio de carro/moto/bike) até um mirante com ampla visão de todos os cerros. Está a 6Km de El Chaltén.

– Laguna Capri

Laguna Capri e fitz Roy | Foto: Eduard Garcia

Laguna Capri e fitz Roy | Foto: Eduard Garcia

A laguna de águas azuis (dependendo da luz do dia), rodeada de bosque nativo e de onde se aprecia uma fantástica vista do monte Fitz Roy é um dos pontos mais visitados da região de El Chaltén. O mirante está a cerca de 2h da cidade.
A trilha parte do extremo norte da vila, no fim da Avenida San Martín. Se você está com tempo, vale seguir um pouco adiante (cerca de 15 minutos) para ir até um mirante natural sobre uma rocha de onde pode se apreciar também o glaciar Piedras Blancas.

Sugestões de hospedagem em El Chaltén no Hostel World e no Booking.com (dois dos sistemas de reserva de hospedagem mais utilizados por viajantes de todo o mundo).
Dicas, informações e experiências de viajantes pela patagônia, aqui.

A imagem que abre o post é de Sathish J.

Votar

-1 ponto

Total de Votos 1

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 1

Downvotes percentage: 100.000000%

Comentários do Facebook

comentários

1 Comment

1 Comment

  1. Salambô

    23 de junho de 2015 at 1:20

    – Chorrillo del Salto
    Tive o prazer de fazer essa pequena caminhada no inverno. Caminhando sobre a neve fofinha… O lago abaixo da cascata quase todo congelado. Mto lindo! El Chaten estava deserta. Mas a paisagem em geral… Maravilhosa!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…