Brasil

Isso é Arraial d’Ajuda!

Pense em tudo de bom que já ouviu falar de Porto Seguro e da Costa do Descobrimento; subtraia por tudo que já ouviu de ruim: Isso é Arraial d’Ajuda.
Cosmopolita, rusticamente charmosa e repleta de belezas naturais, esta “vila” que mais parece uma pequena cidade (peculiar e totalmente diferente do município a qual pertence, Porto Seguro) é destino obrigatório para quem quer fazer uma viagem de pura diversão!
Esqueça dos hippies que a descobriram na década de 70. Hoje pessoas do mundo todo e de todas as idades, mas principalmente os jovens, aportam por lá. Argentinos fizeram da vila um “segundo lar”. Já os mochileiros israelenses fizeram dali uma rota em suas vindas para a América do Sul. Não raro verá cardápios e placas em hebraico, é o Israial d´Ajuda!
Esqueça também da Lambada, Lambaeróbica ou do Axé music, agora o Arraial é de todos os ritmos. A “Bróduei” (o nome da rua baiana se escreve assim mesmo e não Broadway como a americana) já não é mais o point. A Estrada do Mucugê (ou Rua do Mucugê) é que se transformou no retrato deste especial cantinho do Brasil. Muita cor, os mais originais artesanatos, cozinha variada típica e internacional, bares transadíssimos, galerias (como o Beco das Cores), shoppingzinhos, verde e, ao seu término… exuberantes praias de águas mornas e transparentes, emolduradas por falésias e coqueirais.

Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda – Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

20Km de praias

Praia de Apaga-Fogo – É a primeira praia para quem chega de Porto Seguro via balsa. Nela alguns esportes náuticos como o Windsurf são praticados. Na maré baixa os recifes formam piscinas naturais.
Praia de Araçaípe – Areia repleta de conchas. Está em frente a uma propriedade privada, a do Arraial Eco Parque, o maior parque aquático da América Latina, segundo o mesmo.
Praia do Mucugê – O mar é tranquilo por causa dos recifes que formam piscinas naturais. Nela há barracas que promovem luaus em algumas épocas do ano.
Praia do Parracho – Praia com uma famosa barraca homônima onde há shows, carnavais fora de época, festas de universidades etc. Na maré baixa a larga faixa de areia serve para abrigar toda essa “galera”.
Praia da Pitinga – Uma das mais belas praias do Brasil. De areia fofa é um dos cartões postais do Arraial. Há um pedaço com barracas, logo no começo, sentido de quem vem da vila. Depois “desaparece” junto com as falésias e emenda com a Praia do Taípe.
Praia do Taípe – De mar aberto é isolada por falésias de até 20m; mas apesar disso tem barracas de apoio e acesso de automóveis antes da ponte sobre o Rio Taípe. No centro da praia há a Lagoa Azul, cujas areias são ricas em silicato de alumínio (substância utilizada na indústria cosmética), que dizem ser ótimas para a pele.

Praia da Pitinga é uma das mais belas do Arraial – Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Atrativos além das águas

Parque Nacional do Monte Pascoal
Além do forte apelo histórico – o monte foi o primeiro ponto de terra avistado pela esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500 – o parque, criado em 1961 é uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do sul da Bahia. Árvores de grande porte, mangues, campos, restinga, diversificada fauna e flora fazem parte da unidade que tem 22.383 hectares.
O acesso ao parque é feito pelo KM 796 da BR-101 e às margens da rodovia é possível conferir produtos e artesanatos feitos pelos poucos índios Pataxós que habitam a região.

 “Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele; e de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto o Capitão pôs o nome – o Monte Pascoal – e à Terra de Vera Cruz”. (Trecho da carta escrita por Pero Vaz de Caminha comunicando ao rei de Portugal a descoberta das terras do Brasil).

O parque está a mais de 100Km do Arraial, mas agências na cidade organizam expedições para o local. É possível caminhar do Centro de Visitantes até o topo do monte por trilhas, sempre acompanhado de um guia local, um índio Pataxó.
Em dias de pouca nebulosidade é possível ter uma vista panorâmica do oceano e da planície atlântica. Em dias chuvosos a subida não é permitida. O percurso ida e volta dura cerca de 3 horas.
O valor do ingresso de visitação do parque é R$ 5,00 por pessoa. Para fazer as trilhas o valor é de R$ 40 (uma pessoa ou grupo de até 10 pessoas. Grupos com 11 pessoas, até 20, necessitam de dois guias, dobrando o valor). Mais informações pelo telefone (73) 3294-1870 ou pelo e-mail parquemontepascoal@icmbio.gov.br.
Há ônibus partindo de Itamaraju (onde está a sede/escritório do Parque) e outras cidades da região, porém os horários são bastante restritos, portanto convém consultar com antecedência.
Receptivos em Arraial d’Ajuda também organizam passeios para o parque e região (Off-road, escuna, mergulho etc).

Cardápio em hebraico para atender os israelenses que visitam a vila – Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

“Israial d’Ajuda”

Todos os anos eles lotam os bares e ruas da vila e estão tão íntimos que já inventaram até um nome pra ela: Israial d’Ajuda! A mistura de Israel com Arraial d’Ajuda.
Se cruzar com algum israelense durante a viagem é só confirmar a história. Depois de servir o exército os jovens recebem uma ajuda de custo e saem viajando pelo mundo, muitos passam mais de um ano na estrada!
Os mochileiros israelenses são figuras carimbadas e é fácil indentificá-los:
Andam sempre juntos, tanto homens quanto as mulheres, se vestem bem à vontade, na maioria das vezes de bermuda e camiseta com papetes surradas e com a barba sempre por fazer.
Adotaram o Arraial d’Ajuda em sua rota anual, pois muitos dizem que se sentem seguros lá, além de ser uma maravilha de lugar!
Os comerciantes já entenderam o recado e muitas placas já estão em hebraico para melhor atender a freguesia fiel.

Onde ficar

A infra-estrutura hoteleira da vila é das melhores do país. O número de leitos é bastante grande, porém nos períodos de alta temporada é imprescindível a reserva antecipada.
Pousadas simples, grandes hotéis, resort e pousadas charmosas são as opções no Arraial; que também conta com hostels. Boas dicas podem ser encontradas aqui (pousadas, hotéis etc) e aqui (hostels).

Como chegar

De avião – as principais companhias aéreas do país têm vôos para Porto Seguro. (O aeroporto de Porto Seguro fica a 4Km da balsa que segue para o Arraial).
De ônibus – A viação Gontijo/São Geraldo e Águia Branca fazem a ligação com Salvador e as principais cidades baianas e mineiras com São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Brasília.
De carro/moto – Se você está indo de carro pela BR 101, ao chegar ao Km 772 em Eunápolis, siga para Porto Seguro, são mais 62 Km até as balsas. As principais rodovias de acesso são a BR-101 e BR-367.

Onde comer

Mr. Pastas – Tem pastas saborosíssimas e uma das melhores pizzas da Bahia (ok, o prato não é o forte do Estado mas a pizza aí é boa). Fica na Estrada do Mucugê, 145. Tel: (73) 3575-2292.
Portinha – Já foi melhor, mas é sem dúvida um dos melhores (sabor, variedade) self-services por quilo do Brasil. Fica na Rua do Campo, 01. Tel: (73) 3575-1289.
Manguti – o restaurante é pequeno e muito bem localizado. Os pratos são fartos. Fica na Estrada do Mucugê, 99. Tel: (73) 3575-1565/2270.
Girassol – está mais para “onde beber”. É um lounge bar super descolado, com pizza deliciosa. Fica também na Estrada do Mucugê, 298. Tel: (73) 3575-1717.
Paulinho Pescador – Comida boa e cardápio honesto (você recebe o prato igualzinho à foto do cardápio). Fica na Praça São Braz, 116. Tel: (73) 3575-1242.
Restaurante São João – Tradicional. Oferece também saborosos doces. Fica  na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, 4 (ao lado da Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda). Tel: (73) 3575-1191.
Tomar uma água de coco na praça em frente à Igreja Nossa Senhora d’Ajuda é algo “necessário”.

Dica – atenção aos preços e consumação mínima em algumas barracas de praia. Informe-se sobre previamente sempre!
O melhor e mais conhecido camping do Arraial d’Ajuda, o do Caju só abrirá entre dezembro e março.

Serviços

Aeroporto de Porto Seguro – Estrada do Aeroporto – Cidade Alta. Tel: (73) 3288-1880.
Rodoviária de Porto Seguro – (73) 3288-1914.
Balsa para Arraial d’Ajuda – Tel: (73) 3288-2516. (Funciona 24h por dia, a partir da meia-noite a balsa parte de uma em uma hora). A balsa é paga, esteja você à pé ou de carro/moto (turistas pagam preços diferentes dos pagos pelos moradores).

 Fotos:

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

2 Comments

2 Comments

  1. Alexandre

    4 de novembro de 2015 at 21:21

    Restaurante Mr Pastas , excelente refeição, lugar lindo e aconchegante…

  2. Thiago Ventura

    2 de setembro de 2015 at 0:01

    A praia da foto é Taipe!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…