América do Sul

Uma viagem de aromas e sabores pela Colômbia

O último domingo (14) foi o Dia Internacional do Café, 3ª bebida mais popular do mundo (atrás somente da água e do chá) e achamos que a dica vem a calhar!
Se você tem um roteiro pela América do Sul, que inclui a Colômbia essa é uma boa chance para conhecer além das florestas, praias, centros urbanos e montanhas do país, o Triângulo do Café, uma região denominada Paisagem Cultural Cafeeira.
A Colômbia é um dos grandes produtores mundiais de café e a região dos Estados de Quindío, Caldas e Risaralda é considerada uma das principais rotas de viagem rural da América Latina.
Dentre as opções turísticas estão, claro, os passeios por cafezais e a degustação da bebida. Há ainda parques temáticos que revelam todas as etapas do processo de produção do café, além de belos hotéis-fazenda, onde quem está com o orçamento mais folgado pode se hospedar.

Quindío

Na capital Armenia e seus arredores, é possível encontrar belas paisagens. Um destino de tradição e descanso é o Parque Nacional do Café, o maior museu a céu aberto sobre o tema.
Por meio de um teleférico, o viajante percorre de ponta a ponta uma área de 52 hectares de plantações. O passeio ainda conta com uma trilha pelo processo de produção do café, que possui guias que esclarecem todas as curiosidades sobre a bebida. Atrações como montanha-russa, carrinhos de kart e carrossel podem ser desfrutadas juntamente com o Show do Café, onde dançarinos vestidos com roupas de época se apresentam, e contam, por meio de passos de dança, a história da bebida no país.

Paisagem do Parque Nacional do Café | Foto: Divulgação

Paisagem do Parque Nacional do Café | Foto: Divulgação

Completando as maravilhas turísticas do departamento de Quindío, a cidade de Salento possui grandes riquezas naturais e históricas. A praça Bolívar é considerada patrimônio cultural da nação e fica cercada por casas coloniais com janelas e varandas coloridas. No entorno há restaurantes especializados em comidas típicas, como os patacones, massa frita à base de banana-da-terra.
Os jipes, conhecidos como Willys, veículos típicos e coloridos estacionados no meio da Praça Bolívar, levam os turistas até o Parque Natural do Valle del Cocora, onde estão os bosques de Palma de cera, árvore nacional e única de sua espécie que cresce em clima frio. No ambiente, é possível desfrutar de passeios a pé ou cavalgar por trilhas, acompanhado de guias.

Risaralda

No caminho entre Armenia e Manizales fica a capital do departamento de Risaralda, Pereira, que possui uma agitada vida noturna e rica gastronomia. No caminho à cidade de Marsella, belas paisagens compostas pelas fazendas na estrada de Cerritos e a passagem pelo rio Cauca, no povoado de Virgínia.

Na região de Risaralda, belas paisagens | Foto: Divulgação

Na região de Risaralda, belas paisagens | Foto: Divulgação

Caldas

É uma das mais importantes produtoras cafeeiras, tendo Manizales como sua capital. No departamento, funciona o Centro de Pesquisas Cafeeiras. Manizales é também o ponto de partida para o Parque Natural los Nevados, onde é possível pisar na neve e admirar a paisagem gelada e de grande altitude, que chega a 4.800 metros. Pela geografia montanhosa, a cidade possuía um teleférico que escoava o café da região até o porto de Mariquita. A estrutura deixou de funcionar em 1961, mas ainda se pode notar vestígios dela, como a estação de madeira, atual sede da Universidade de Nacional.

Região cafeicultora tem também incríveis paisagens de neve, como esta do Parque Natural dos Nevados | Foto: Divulgação

Região cafeicultora tem também incríveis paisagens de neve, como esta do Parque Natural dos Nevados | Foto: Divulgação

O café colombiano

Os especialistas em café dizem que o sabor e aroma do café colombiano são inconfundíveis, se distinguindo dos outros, por serem colhidos apenas os grãos que atingiram maturidade completa, de cores vermelha e amarela. O café cultivado no país é o Arábico, um dos preferidos mundialmente.

Confira imagens da região:

 

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Votar

-10 ponto

Total de Votos 10

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 10

Downvotes percentage: 100.000000%

Comentários do Facebook

comentários

1 Comment

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…