Institucional

Regras e recomendações do grupo ‘Mochileiros’ no Facebook


Seja bem-vindo(a).

Você está no blog Mochila Brasil. Nós somos os administradores do Grupo Mochileiros no Facebook.  Quer ser um colaborador do projeto? Leia este post.

Regras e recomendações do Grupo Mochileiros

As 3 regras básicas para a Felicidade Eterna

1 – MANTENHA A PAZ
Respeite para ser respeitado. Desrespeito e/ou agressão verbal podem causar banimento sem aviso prévio. 

2 – QUEREMOS FALA SOBRE VIAGENS
Tópicos com brigas e surtos de patrulhas ideológicas serão deletados e o autor do post e participantes podem ser banidos sem aviso prévio.

3 – NÃO DIVULGAR GRUPOS DO WHATSAPP E AFINS

somos uma rede de compartilhamento de informações sobre viagens independentes e econômicas e ela não cabe em um grupo de 256 pessoas do WhatsApp, muito menos as informações postadas em grupos de WhatsAPP ou Telegram servirão como fonte de informação e pesquisa para os viajantes.  Todos os posts sugestionando a criação de tais grupos serão deletados e os membros que postarem podem ser banidos sem aviso prévio.
Não divulgue seu número de telefone nos espaços de comentário do grupo (ele é aberto/público).

Demais regras

4 – NÃO ACEITAMOS POSTS DE PROPAGANDA

Propaganda de produtos e ou serviços turísticos são proibidas e aqueles que as enviarem serão bloqueados. Posts que sejam um compartilhamento de produto e ou serviço turístico (exemplo: guias prestadores de serviço, agências de turismo, lojas e ou fabricantes de equipamentos etc) não serão liberados, bem como os que estejam “marcados” com esses produtos e ou serviços (exemplo: check in em determinado hostel, hotel, pousada, agência etc).
Também n
ão liberamos posts que pedem aos membros para que ‘migrem’ para outros grupos. O membro por si só pode utilizar a busca do Facebook para encontrar outros grupos que ache por bem frequentar.

5- POSTS DE CLASSIFICADOS 
Itens de viagem, usados ou semi-novos (e somente eles) podem ser anunciados gratuitamente no grupo ou no http://www.mochileiros.com/classificados-f816.html. Também no grupo Classificados Mochileiros: https://www.facebook.com/groups/classificadosmochileiros/
Anúncio de venda de moedas estrangeiras (aquelas que às vezes sobram das viagens) e ou milhas não serão liberados.

6 –  ENVIE SUAS FOTOS COM DICAS 
Qualquer um pode pegar uma foto no Google Imagens, mas quem realmente foi viajar para aquele lugar tem o que dizer sobre ele e é esse o espírito do grupo.  Se você quiser apenas postar fotos sem informações, use o Instagram.

7 – BLOGUEIROS MOCHILEIROS SÃO MUITO BEM-VINDOS! 
Os blogueiros da cultura viajante / mochileira são muito bem-vindos ao Grupo Mochileiros. Se é o seu caso, esse espaço foi criado também para que você divulgue seus posts.  Liberamos até 2 posts de um mesmo blog por dia.  Você também pode se tornar um autor do Mochila Brasil (este blog) e ter seus posts compartilhados na página do Mochileiros.com no Facebook. Para saber mais sobre isso confira o post: Como se tornar um colaborador do projeto Mochileiros.com

8 – POSTS E LINKS PARA BLOGS E NOTÍCIAS DUPLICADOS

É muito comum que notícias e posts de blogs de interesse da comunidade sejam publicados no grupo, mas antes de postar uma, veja se alguém já não o fez.   Eventualmente tentam ser publicados posts repetidos e na sequência (com links externos). Somente o primeiro (visto pela administração) será liberado.  Posts cujos anexos aparecem como ‘indisponíveis’ não são aprovados. (Lembre-se de liberar seu conteúdo para o público).

9 – POSTS COM LINKS DE AFILIADOS NÃO SÃO LIBERADOS
Posts com pedidos de voto ou de curtidas não serão publicados. Bem como posts com ofertas de programa de afiliados ou promoções (de companhias aéreas, por exemplo), pedido para reservas em programas de afiliados entre outros. Dada a reincidência do post poderá ser aplicado banimento do usuário.

10 – POSTS COM PESQUISAS DE MERCADO NÃO SÃO LIBERADOS
Posts de ‘pesquisa de mercado’ não serão publicados. Posts do tipo “o que vocês querem ver no meu canal no YouTube?”, “o que vocês querem ver no meu blog?” ou similares também não serão publicados.

11- PESQUISAS ACADÊMICAS
Posts de ‘pesquisa acadêmica’ (exemplo, trabalhos de conclusão de curso etc) serão liberados e também podem ser publicados no http://www.mochileiros.com/bate-papo-off-topic-f62.html

12 – AS INFORMAÇÕES DOS GRUPOS DO FACEBOOK SÃO “QUASE DESCARTÁVEIS”
A dinâmica do grupo faz com que muito conteúdo de qualidade se perca (não apareça na ‘linha do tempo’ ou na busca). Se você considera suas fotos, dicas e informações relevantes, sugerimos que leia o post: Como se tornar um colaborador do projeto Mochileiros.com

13 – PESQUISE ANTES DE POSTAR.
Grande parte das perguntas/pedidos feitos no grupo já têm respostas nele ou no Mochileiros.com. No site há os links navegáveis e um campo com um botão “Pesquisar”, já no grupo há um pequeno ícone de ‘lupa’ no lado direito da tela (logo abaixo do cabeçalho da página).

14- NÓS USAMOS O CONTEÚDO DO GRUPO PARA O PROJETO MOCHILEIROS.COM
Se você resolveu fazer parte do grupo e do projeto, seja bem-vindo(a). Nossa comunidade é formada por viajantes experientes e futuros mochileiros buscando informações sobre viagens independentes e econômicas em um verdadeiro círculo virtuoso de compartilhamento de informações gratuitas sobre destinos de todo o mundo. Essa rede, unida aos diversos blogs mochileiros criados por usuários da comunidade, tem a missão de fomentar a cultura viajante / mochileira em todos os países de língua portuguesa. Somos missionários do “vaguear” ou se preferir, do “desejo de viajar” (Wanderlust). Por esse motivo nós algumas vezes, utilizamos algumas informações postadas no grupo e transformamos em posts no blog Mochila Brasil ou em tópicos no fórum Mochileiros.com.  Todas as informações e fotos utilizadas são devidamente creditadas.

15 – SE VOCÊ NÃO CONCORDA COM AS REGRAS DO GRUPO, VOCÊ NÃO É OBRIGADO A PARTICIPAR
Qualquer um pode criar um grupo no Facebook. Nós criamos e administramos este e ele nós dá um enorme trabalho. Caso você não concorde com o formato e com as regras, basta criar um outro grupo. No Facebook há diversos outros grupos para mochileiros.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

– Este é um grupo aberto (público).
– Os posts são liberados diariamente, exceto quando membros da administração têm algum problema que os ausente da internet.
– Em feriados prolongados e finais de semana a liberação pode se dar com maior lentidão.
– Fica à critério da moderação liberar ou não posts que já foram publicados no grupo (links externos, Memes com frases relacionadas etc).
– O grupo usa a ferramenta de moderação, haja vista o vasto conteúdo inapropriado que tenta ser publicado no mesmo, por usuários, spammers, robôs etc.
– Os administradores do grupo não dão ‘atendimento’ inbox. É humanamente impossível. (Por favor não insista no envio de mensagens ou “Solicitação de amizade” para este fim. Elas não serão respondidas e ou visualizadas).
– SE VOCÊ FOR/FOI BLOQUEADO (PERMANENTE OU TEMPORARIAMENTE) DO GRUPO
Não é razoável você entrar em contato com a moderação perguntando por que foi banido (a). Infelizmente são muitos bloqueados diariamente e é impossível lembrarmos quem e porquê foram banidos. Se você leu as regras do grupo, vai você mesmo saber o motivo. Aí se leu as regras, entendeu e pretende segui-las, pode solicitar (gentilmente) o desbloqueio via e-mail redacao@mochilabrasil.com.br (A resposta será dada o mais brevemente possível – não é necessário enviar mais de um e-mail).
– Comentários (ou posts) perguntando sobre liberação ou não de posts serão excluídos e ignorados.

Aos/às blogueiros/as

Como mencionamos no ‘tópico 7’, vocês são muito bem-vindos(as) ao grupo e deixamos aqui duas dicas básicas que valem também aos produtores de conteúdo de fanpages no Facebook:
1- Ao invés de você publicar: “Acompanhe minha página tal, tem sempre novidades e dicas”, publique uma novidade e ou uma dica; assim é mais fácil seu post atingir seu objetivo e de fato ser útil aos membros do grupo.
Há algum tempo informamos que não iríamos mais liberar posts do tipo “Oi, olha minha página curte aí”, mas acaba passando porque sabemos que o espaço também serve para isso, para divulgação e para aproximar àqueles que de uma maneira ou outra tratam do mesmo assunto, a paixão por viagem. Mas acreditamos que de fato, será mais funcional para todos a aprovação de posts com conteúdo, não só divulgação.
Importante: blogs que não respeitam a Lei de Direitos Autorais não têm posts liberados.
2- Se você fez um review (hostel, restaurante, pousada etc) e queira publicar o link do post no grupo, por favor o faça em posts que já falam do destino onde localiza-se o serviço do qual você fala.
>> Por exemplo, se você fez um review sobre um hostel em Cusco, escreva a palavra Cusco na busca do grupo e comente no post que achar mais adequado (comentários iguais em vários posts podem ser considerados spams – por favor use de bom senso). Seu review será mais útil neste determinado post (do que publicado ‘solto’ – o que não é liberado pela administração do grupo) atendendo àqueles que estão buscando algo sobre.

 Se inscreva e participe da rede Mochileiros.com

Se você não é cadastrado no Mochileiros.com, faça seu cadastro no link (www.mochileiros.com/ucp.php?mode=register), se ainda não se cadastrou como autor do Mochila Brasil, use este link (mochilabrasil.uol.com.br/registro/), se ainda não segue nossa página no Facebook, faça isso aqui (facebook.com/mochileiroscom),  se ainda não participa do nosso grupo no Facebook, se inscreva aqui (facebook.com/groups/mochileiroscom) . Siga nosso perfil no Twitter (twitter.com/mochileiroscom ), no Instagram ( instagram.com/mochileiroscom) e no Pinterest (pinterest.com/mochileiros).

Votar

0 ponto

Total de Votos 4

Votos Positivos: 2

Upvotes percentage: 50.000000%

Votos Negativos: 2

Downvotes percentage: 50.000000%


Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…