Institucional

Regras e recomendações do grupo ‘Mochileiros’ no Facebook


Seja bem-vindo(a)!
Você está no blog Mochila Brasil. Nós somos os administradores do Grupo Mochileiros no Facebook.

Informações sobre e r
egras e recomendações do Grupo Mochileiros

Por favor…
1) ANTES DE ENVIAR UM POST para liberação no grupo, leia o conteúdo publicado nesta página até o final. É bom para você. É bom para o funcionamento do grupo.
2) RESPEITE para ser respeitado. Desrespeito, provocações, manifestações preconceituosas de qualquer natureza e ou agressão publicada trocada entre os membros podem causar banimento dos envolvidos.
“Causar” porque não teve um post liberado também não é legal e pode gerar banimento.
3) FALE SOBRE VIAGENS. Tópicos com brigas e surtos de patrulhas ideológicas serão deletados e o autor do post e participantes podem ser banidos.
4) PESQUISE. Grande parte das perguntas/pedidos feitos no grupo já têm respostas nele ou no Mochileiros.com. No site há os links navegáveis e um campo com um botão “Pesquisar”, já no grupo há um pequeno ícone de ‘lupa’ no lado direito da tela (logo abaixo do cabeçalho da página). O www.google.com.br também pode ajudar bastante!
5) Quer ser um colaborador do projeto? Leia este post.

Não serão liberados pela administração/moderação do grupo:

1) Posts divulgando grupos no WhatsApp, números de telefone e afins
Já somos uma rede de compartilhamento de informações sobre viagens independentes e econômicas e ela não cabe em um grupo de 256 pessoas do WhatsApp, muito menos as informações postadas em grupos de WhatsApp ou Telegram servirão como fonte de informação e pesquisa para os viajantes.
Todos os posts sugestionando a criação de tais grupos serão deletados e os membros que postarem podem ser banidos.
Não divulgue seu número de telefone nos espaços de comentário do grupo (ele é aberto/público).

2) Posts divulgando outros grupos
Posts que pedem aos membros para que ‘migrem’ para outros grupos não são publicados. O membro por si só pode utilizar a busca do Facebook para encontrar outros grupos que ache por bem participar.

3) Posts com propaganda direta ou indireta
Propaganda de produtos e ou serviços turísticos são proibidas e aqueles que as enviarem serão bloqueados. Posts que sejam um compartilhamento de produto e ou serviço turístico (exemplo: guias prestadores de serviço, agências de turismo, lojas e ou fabricantes de equipamentos etc) não serão liberados, bem como os que estejam “marcados” com esses produtos e ou serviços (exemplo: check in em determinado hostel, hotel, pousada, agência etc).
SORTEIOS são considerados propaganda pela administração do grupo.

4) Posts com links de afiliados
Posts com ofertas de programa de afiliados ou promoções (de companhias aéreas, por exemplo), pedido para reservas em programas de afiliados entre outros não serão liberados. Dada a reincidência da tentativa de publicação pelo membro, o mesmo poderá ser bloqueado.

5) Posts com pedidos de voto e ou curtidas ou pedindo “up”

6) Enquetes

7) Fotos sem informação alguma
Qualquer um pode pegar uma foto no Google Imagens, mas quem realmente foi viajar para aquele lugar tem o que dizer sobre ele e é esse o espírito do grupo.
Se você tem dificuldade em publicar suas dicas, ao menos informe (escrevendo ou marcando/check-in) para os colegas de grupo em qual(is) local(is) foi(ram) feita(a) sua(s) foto(s).

8) Posts de “adivinhações”, “quem gostou curte/compartilha” ou “modinhas” (tipo Nutella X Raiz e 9 mentiras e 1 verdade… etc).
Posts do tipo publica-se uma foto e ou enunciado (texto) e pergunta-se “onde fica?”, “Quem souber onde fica blablabla” ou “quem gostou compartilhe/curta” não serão liberados. Dada a insistência, o membro será banido.

9) Imagens com nudez
Fotos e vídeos com nudez são proibidas pelo próprio Facebook. Autores de posts com esse conteúdo serão banidos permanentemente do grupo.

10) Fotos/vídeos com animais
-Talvez vocês já tenham percebido que não liberamos posts de atrações que explorem animais. Pergunta: “Poxa, mas que tipo de posts assim não são liberados?”. Resposta: “Qualquer post que caiba pensar: ‘por que não deixam o bicho em paz?'” (Esses não são liberados).
===>> Se encontrar algum, por favor denuncie o post para que ele seja excluído do grupo. Ele pode ter entrado em algum momento em que o grupo tenha ficado sem moderação temporariamente.

11) Posts com links externos (para blogs, portais, notícias etc) REPETIDOS
É muito comum que notícias e posts de blogs de interesse da comunidade sejam publicados no grupo, mas antes de postar uma, veja se alguém já não o fez.   Eventualmente tentam ser publicados posts repetidos e na sequência (com links externos). Somente o primeiro (visto pela administração) será liberado.
Posts (notícias, histórias, relatos etc) de outros blogs que já foram publicados pelo Mochila Brasil não serão liberados no grupo.

12) Posts cujos anexos aparecem como “indisponíveis”
Lembre-se de liberar seu conteúdo para o público. Se não o fizer ele aparecerá indisponível e portanto admin/moderador não poderá liberá-lo.

13) Posts de pesquisa de mercado e afins
Posts de ‘pesquisa de mercado’ não serão publicados.
Posts do tipo “o que vocês querem ver no meu canal no YouTube?”, “o que vocês querem ver no meu blog?” , “estou fazendo uma matéria para meu blog, quero que vocês…” , “estou criando uma página incrível, mande suas fotos pra mim”ou similares também não serão publicados.

14) Posts para venda de moedas e milhas ou de vagas reservadas
Anú
ncio de venda de moedas estrangeiras (aquelas que às vezes sobram das viagens) e ou milhas não serão liberados, bem como a vaga que sobrou daquele(a) amigo(a) que desistiu na última hora da viagem que você reservou.

15) Posts para divulgação de eventos pagos
Posts anunciando eventos, mesmo aqueles relacionados à temática do grupo, se pagos, não serão liberados.
Caso seu evento seja gratuito, o post será liberado (uma única vez).

16) Posts não relacionados aos temas abordados pelo grupo
Parece óbvio, mas são infinitos os assuntos (alguns posts ‘caça cliques’, inclusive) que tentam ser publicados no grupo.
Este é um grupo para mochileiros/viajantes independentes e fica a critério da administração/moderação liberar ou não posts de turismo (genérico).
Posts com as palavras excursão, resort, cruzeiro e relacionados, bem como citando agências de viagem famosas pela venda de pacotes e ou excursões não são lidos até o final e são ignorados.

17) Posts do tipo:
“Pessoal, quem daqui morre de vontade de viajar?”, “Quem aqui tem vontade de largar tudo e cair na estrada”, “Amo viajar” e saudações: bom dia, boa noite, bom outono, bom verão entre outros (Parece incrível né? Mas aparecem muitas mensagens do tipo!)
“Acho que esse grupo é (ou tem) muito mochileiro”, “Acho que esse grupo é (ou tem) pouco mochileiro” e coisas do tipo também não serão liberados.

Outras informações igualmente importantes (por favor siga lendo)

– Este é um grupo aberto (público).
– Os posts são liberados diariamente, QUANDO algum admin/moderador estiver disponível.
É importante considerar que eles são humanos e assim como você podem eventualmente ter algum problema que os ausente da internet.
– Em feriados prolongados e finais de semana a liberação se dará com maior lentidão.
– Fica a critério da moderação liberar ou não posts que já foram publicados no grupo (links externos, Memes com frases relacionadas etc).
– O grupo usa a ferramenta de moderação, haja vista o vasto conteúdo inapropriado que tenta ser publicado no mesmo, por usuários, spammers, robôs etc.
– Questionamentos que já têm resposta nas regras do grupo serão ignorados e dada insistência do membro, o mesmo poderá ser bloqueado. Se você não se deu ao trabalho de ler as regras de um espaço que a gente tenta deixar legal e organizado pra você usufruir, nós temos no mínimo esse direito.
– Comentários (ou posts) perguntando sobre liberação ou não de posts serão excluídos e ignorados. Dada a insistência, o membro será banido.
– Você pode nos ajudar denunciando posts fora das regras.

– Sobre fechamento de comentários em alguns posts
Optamos por “fechar para comentários” posts que tomem muito espaço da linha do tempo do grupo, sobretudo aqueles que não tragam dicas e ou informações (tanto nele, como nos comentários que geram); bem como posts cujos autores pedem para que o contato com eles seja “inbox”, companhias pra viajar etc e posts que possam gerar discussões acaloradas e que por falta de tempo, nenhum dos moderadores do grupo pode acompanhar.
– Fechamos para comentários posts com fatos pontuais que possam gerar somente especulações. Exemplo: Assalto na trilha tal; no ponto turístico tal. (O post é fechado para comentário NO GRUPO. Se você quer participar da discussão que o fato gerou, escreva no espaço da página que compartilhou ou no perfil de quem compartilhou).
– São fechados para comentários também posts que tenham em seus comentários conteúdo ofensivo a quaisquer membros do grupo, bem como do tipo “complexos de vira-lata” e xenófobos em geral. É, este é um grupo de mochileiros, mas pasme, infelizmente acontece. Os autores dos comentários ofensivos são banidos do grupo na sequência.
– Em casos em que a administração julgar que o(s) comentário(s) recebido no post já o respondeu.
– Post que administração/moderação considerem já “terem dado seu recado” poderão ser fechados para comentários.

⚠ Relacionamento dos membros com os admin/moderadores e vice-versa

– Os administradores do grupo não dão ‘atendimento’ inbox. É humanamente impossível.
(Por favor não insista no envio de mensagens ou “Solicitação de amizade” para este fim. Elas não serão respondidas e ou visualizadas).
– Contatar os administradores “cobrando” a liberação de posts e ou inserção de membro no grupo pode gerar banimento.
– Se você for/foi bloqueado (permanente ou temporariamente) do grupo, não é razoável você entrar em contato com a moderação perguntando por que foi banido (a). Infelizmente são muitos bloqueados diariamente e é impossível lembrarmos quem e porquê foram banidos.
Se você leu as regras do grupo, vai você mesmo saber o motivo. Aí se leu as regras, entendeu e irá segui-las, pode solicitar (
gentilmente) o desbloqueio via e-mail redacao@mochilabrasil.com.br (A resposta será dada o mais brevemente possível e ficará a critério do admin/moderador efetuar ou não o desbloqueio solicitado – não é necessário enviar mais de um e-mail).

NÓS USAMOS O CONTEÚDO DO GRUPO PARA O PROJETO MOCHILEIROS.COM
Se você resolveu fazer parte do grupo e do 
projeto, seja bem-vindo(a). Nossa comunidade é formada por viajantes experientes e futuros mochileiros buscando informações sobre viagens independentes e econômicas em um verdadeiro círculo virtuoso de compartilhamento de informações gratuitas sobre destinos de todo o mundo. Essa rede, unida aos diversos blogs mochileiros criados por usuários da comunidade, tem a missão de fomentar a cultura viajante / mochileira em todos os países de língua portuguesa. Somos missionários do “vaguear” ou se preferir, do “desejo de viajar” (Wanderlust). Por esse motivo nós algumas vezes, utilizamos algumas informações postadas no grupo e transformamos em posts no blog Mochila Brasil ou em tópicos no fórum Mochileiros.com.  Todas as informações e fotos utilizadas são devidamente creditadas.

AS INFORMAÇÕES DOS GRUPOS DO FACEBOOK SÃO “QUASE DESCARTÁVEIS”
A dinâmica do grupo faz com que muito conteúdo de qualidade se perca (não apareça na ‘linha do tempo’ ou na busca). Se você considera suas fotos, dicas e informações relevantes, sugerimos que leia o post: 
Como se tornar um colaborador do projeto Mochileiros.com

Avisos a membros específicos

Estudantes
Posts de ‘pesquisa acadêmica’ (exemplo, trabalhos de conclusão de curso etc) serão liberados e também podem ser publicados no http://www.mochileiros.com/bate-papo-off-topic-f62.html

Vendedores
Se você chegou até aqui já leu que não liberamos posts com propaganda de produtos e ou serviços.
Só serão aceitos posts que se enquadrem na categoria “Classificado”: itens de viagem, usados ou semi-novos (e somente eles) podem ser anunciados gratuitamente no grupo ou no 
http://www.mochileiros.com/classificados-f816.html.
Você também pode anunciar no grupo Classificados Mochileiros (que tem suas regras específicas e nenhuma ligação conosco): 
https://www.facebook.com/groups/classificadosmochileiros/

Blogueiros
Os blogueiros da cultura viajante / mochileira são muito bem-vindos ao Grupo Mochileiros. Se é o seu caso, esse espaço foi criado também para que você divulgue seus posts.  Liberamos até 3 posts de um mesmo blog por dia.
Você também pode se tornar um autor do Mochila Brasil (este blog) e ter seus posts compartilhados na página do Mochileiros.com no Facebook. Para saber mais sobre isso confira o post: 
Como se tornar um colaborador do projeto Mochileiros.com
Considere as duas dicas abaixo, para que seu post seja liberado:
1- Ao invés de você publicar: “Acompanhe minha página tal, tem sempre novidades e dicas”, publique uma novidade e ou uma dica; assim é mais fácil seu post atingir seu objetivo e de fato ser útil aos membros do grupo.
ALERTA
: blogs e ou fanpages que não respeitam a Lei de Direitos Autorais não têm posts liberados.
2- Se você fez um review (hostel, restaurante, pousada etc) e quer publicar o link do post no grupo, por favor o faça em posts que já falam do destino onde localiza-se o serviço do qual você fala. Caso contrário ele não será liberado.
>> Por exemplo, se você fez um review sobre um hostel em Cusco, escreva a palavra Cusco na busca do grupo e comente no post que achar mais adequado 
(comentários iguais em vários posts podem ser considerados spams – por favor use de bom senso). Seu review será mais útil neste determinado post (do que publicado ‘solto’ – o que não é liberado pela administração do grupo) atendendo àqueles que estão buscando algo sobre.
O mesmo vale para YouTubers de viagem.
Quer fazer parte do conteúdo pesquisável do Mochileiros.com e ter seu blog divulgado na fanpage do site? Saiba como no https://goo.gl/ro9oBZ .

 SE VOCÊ NÃO CONCORDA COM AS REGRAS DO GRUPO, VOCÊ NÃO É OBRIGADO A PARTICIPAR
Qualquer um pode criar um grupo no Facebook. Nós criamos e administramos este e ele n
os dá um enorme trabalho.
Caso você não concorde com o formato e com as regras, basta criar um outro grupo
ou buscar outro que lhe agrade. No Facebook há diversos outros grupos para mochileiros.

Inscreva-se e participe da rede Mochileiros.com

Se você não é cadastrado no Mochileiros.com, faça seu cadastro no link (www.mochileiros.com/ucp.php?mode=register), se ainda não se cadastrou como autor do Mochila Brasil, use este link (mochilabrasil.uol.com.br/registro/), se ainda não segue nossa página no Facebook, faça isso aqui (facebook.com/mochileiroscom).
Siga nosso perfil no Twitter (twitter.com/mochileiroscom ), no Instagram ( instagram.com/mochileiroscom) e no Pinterest (pinterest.com/mochileiros).

Parcerias e sugestões de pauta

Para parcerias, sugestões de pauta e divulgação de projetos, produtos e ou serviços nos sites Mochileiros.com e Mochila Brasil envie um e-mail para redacao@mochilabrasil.com.br

Que tenhamos todos boas experiências no grupo e muitas belas mochiladas!

Votar

36 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 52

Votos Positivos: 44

Upvotes percentage: 84.615385%

Votos Negativos: 8

Downvotes percentage: 15.384615%


Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…