Livros, Cinema e afins

18 filmes de suspense com mochileiros (e muito perrengue!)

O imaginário que permeia o mundo da mochila é um prato cheio para o cinema, que parece adorar produzir thrillers com mochileiros se dando mal mundo afora.  Nós separamos nessa lista algumas dessas pérolas cinematográficas que mostram viajantes intrépidos passando por perrengues colossais (alguns baseados em fatos reais). É a prova cabal ou não, que mochilar não é para os fracos!   Confira!

The Loneliest Planet – Drama estrelado por Gael García Bernal | Foto: Reprodução.

The Loneliest Planet – Drama estrelado por Gael García Bernal | Foto: Reprodução.

Planeta Solitário ( The Loneliest Planet)

O thriller independente de 2011 tem na trama, Gael García Bernal e Hani Furstenberg, dupla que forma um casal feliz que mochila pelas montanhas da Geórgia.
Com um guia local eles seguem pela região até que um gesto momentâneo que não pode ser desfeito muda tudo e ameaça o que o casal achava ser verdadeiro.
O filme é dirigido por Julia Loktev e teve passagem por diversos festivais de cinema.

Nota no IMDb*: 5.5
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=IdMW-WzRNWM

Chernobyl Diaries

Do mesmo criador de “Atividade paranormal” (frisa o trailer e não sei se seria um exemplo de incentivo a assistir a nova produção), a história traz 6 viajantes em busca de um roteiro diferente: Pripyat, cidade no norte da Ucrânia, onde nas proximidades está a central nuclear de Chernobyl, onde em 1986 ocorreu o maior acidente nuclear da história.
Ao notar que “não estão sozinhos” coisas “aterrorizantes” começam a acontecer.
O filme estreou em julho de 2012 e de acordo com a crítica de Roberto Cunha no site Adoro Cinema, a ideia de rodar o filme usando Chernobyl é boa, “…porque toca no assunto (os efeitos da radiação) que causa curiosidade e, segundo pelo fato de ser algo concreto, que aconteceu…”.  O autor do filme, Oren Peli, não inova e chega a assustar de tão “previsível e furado” ainda de acordo com a crítica (que pode ser lida aqui).

Nota no IMDb: 5.3
Trailer:

 

Hostel (I, II e III)

O primeiro filme, de 2005, traz três mochileiros em uma cidade da Eslováquia, que promete responder às suas expectativas hedonistas. Eles não tinham ideia do “inferno” que os esperava no hostel.

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

No Hostel Part II três mochileiras americanas são atraídas pela oferta de uma modelo que conhecem no caminho para Eslováquia: Relaxar e se divertir em um spa exótico.
Elas aceitam o convite sem imaginar que serão vítimas de um leilão doentio do qual participam pessoas de diversos países.
Já no Hostel Part III (lançado somente em DVD em dezembro de 2011 nos EUA) a Eslováquia dá lugar à Las Vegas, e a história se passa durante uma (“terrível”) despedida de solteiro.
Os Hostel I e II foram dirigidos por Eli Roth, que aparece no III como produtor.

Notas no IMDb (respectivamente): 5.8, 5.4 e 4.7.

Trailers: (Hostel Part I)

(Hostel Part II)

(Hostel Part III)

Turistas

O filme de 2007 conta a história de turistas ‘gringos’ que sobrevivem a um acidente em um ônibus brasileiro (eles frisam bem o fato de o cenário ser o Brasil, o que gerou bastante polêmica na época de seu lançamento devido aos estereótipos e conotações pejorativas dadas ao país). Numa praia do país eles são roubados e param “gentilmente convidados” por um brasileiro em uma casa na floresta. Eles aceitam a hospedagem sem imaginar que na vila há pessoas que usam métodos brutais com turistas.

Nota no IMDb: 5.1.
Trailer:

 

Wolf Creek – Viagem ao inferno

Três mochileiros em viagem pelo Parque Nacional Wolf Creek na Austrália observam a paisagem da 2ª maior cratera do mundo. Estranhamente relógios e carro param de funcionar e na tentativa de irem embora dali, contam com a ajuda de um caminhoneiro que lhes oferece carona. O pesadelo começa quando eles são levados (inesperadamente claro) a um acampamento de uma mina abandonada.
O filme de 2005 é baseado em fatos reais.

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

Nota no IMDb: 6.3.
Trailers:
(Wolf Creek I):

(Wolf Creek II):

Ainda tendo como cenário a Austrália, o filme abaixo não necessariamente tem mochileiros, mas ocorre num dos países mais visitados por eles em todo o mundo, além de se tratar de fatos reais.

 

Snowtown Murders

O filme independente australiano que estreou em maio de 2011 tem como plano de fundo uma série de assassinatos (reais) ocorridos na década de 90, na região de Adelaide, na Austrália, mais precisamente em Snowtown.
O misto juventude sem esperança e família desestruturada aparece no filme de Justin Kurzel e Shaun Grant.
Quatro pessoas envolvidas no caso foram condenadas por assassinato (ou cúmplices dos mesmos).

Nota no IMDb: 6.6.
Trailer:

 

Viagem do Medo

O filme de 2010 é um remake do filme And Soon the darkness, de 1970. Duas garotas norte-americanas viajam de bicicleta em uma parte remota da Argentina. Durante a viagem uma delas desaparece e a outra tem que encontrá-la antes que seus piores medos se concretizem.
Nota no IMDb: 5.1.
Trailer:

 

As ruínas

O filme de 2008 trata da história de um grupo de amigos em férias no México decide fazer parte de uma escavação arqueológica na selva, mas algo mal vive entre as ruínas.
Nota no IMDb: 5.9.
Trailer:

 

A Trilha

No filme de 2009, casal recém casado está em viagem numa isolada ilha no Hawaii quando se encontra com outro casal, neste caso, dois assassinos psicopatas que matam turistas por diversão.
Nota no IMDb: 6.5.
Trailer:

 

The Human Centipede

No filme de 2009, um trio de mochileiros é vítima de um “cientista maluco”  que quer mostrar-lhes sua nova criação, uma “centopéia humana”. (Tosqueira do começo ao fim.)
Nota no IMDb: 4.6.
Trailer:

 

A Bruxa de Blair

O filme de 1999 traz um trio de estudantes de cinema que vão acampar na floresta de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda local da “Bruxa de Blair”.
Nota no IMDb: 6.3.
O Bruxa de Blair 2 – O livro das Sombras recebeu 3.9 de nota no IMDb.
Trailer:

 

Um lobisomem americano em Londres

O filme de 1981 mostra 2 mochileiros americanos em viagem pela Inglaterra, onde serão atacados por um Lobisomem.
Nota no IMDb: 7.6.
Trailer:

 

O Massacre da Serra Elétrica

O filme original de 1974 e o remake de 2003 mostram um grupo de jovens viajando pela zona rural do Texas e por ali serão vítimas de uma “família desequilibrada” e seu assassino e sua serra elétrica.
Nota no IMDb: 7.5 para o original e 6.1 para o de 2003.
Trailers:
(1974)

(2003)

 

Brokedown Palace (A viagem)

O filme de 1999 mostra duas jovens viajantes na Tailândia, que vão parar numa brutal prisão daquele país depois de serem acusadas de tráfico de drogas.
Nota no IMDb: 6.2.
Trailer:

 

A Lonely Place to die

O filme de 2011 trata da história de um grupo de montanhistas que durante uma escalada na Escócia encontra uma criança presa em uma câmara no meio da floresta.  Na tentativa de salvar a criança, o grupo acaba em um aterrorizante jogo de perseguição com seus sequestradores.
Nota no IMDb: 6.3.
Trailer:

 

*IMDb:Internet Movie Database é um banco de dados online com informações sobre filmes, programas de televisão, atores, produtores,  celebridades, personagens fictícios etc . É um das fontes mais populares do setor na web. Em 19 de julho de 2012 catalogou 2.257.258 filmes em seu banco de dados.

Nota: os filmes de terror e os de suspense, assim como outros gêneros têm seus aficionados; para eles a lista seguramente estará incompleta, mas para o público em geral, que gosta ou não de filmes do tipo ela pode ser um empurrãozinho para a “iniciação”. Pode também assustar, enjoar e até render boas risadas. Divirtam-se!

E você (aficionado pelo gênero ou não), qual filme acrescentaria à lista?

Deixe também seus comentários sobre os listados que você já assistiu, assim fica mais fácil incentivar (ou não) outros viajantes a buscarem os filmes.

Votar

-4 ponto

Total de Votos 4

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 4

Downvotes percentage: 100.000000%

Comentários do Facebook

comentários

3 Comments

3 Comments

  1. Iago Felipe

    18 de agosto de 2015 at 20:25

    Vocês sabem qual é o nome do filme, onde é um grupo de amigos que vão para o mexico acho, ali lá acontece uma rebelião, terremotos, tsunami, se não me engano o nome de um dos personagens era ” Poio ” um gordinho rico, o filme era mt bom, não lembro o nome pois era meio estranho, se alguem souber avisa aqui

    • Adrianowsky

      30 de maio de 2016 at 13:55

      Aftershock é o nome do filme, mas se passa no Chile (Valparaiso) e não no México

  2. Pingback: Mais um thriller com mochileiros - Mochila Brasil - Mochila Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…