Livros, Cinema e afins

5 dicas para aprender um idioma com música e mídias

Autora, a russa-americana Susanna Zaraysky (que já viajou como mochileira*) se comunica em 8 idiomas, os quais aprendeu ouvindo música. No livro “Idioma é música” ela fala da experiência e dá dicas.

Susanna tem como o idioma materno o russo, mas como chegou criança aos EUA também considera o inglês como sua língua madre. Ela contou que já viajou muito como mochileira. Hoje  viaja com uma mala (que pode virar mochila), comprada na China. “Uma falsa versão de um modelo Samsonite”, diz contando que ainda não fala chinês, mas que não foi difícil se comunicar por lá com as mãos e em inglês.
Português ela aprendeu ouvindo uma rádio portuguesa na Califórnia e ouvindo músicas brasileiras, das quais gosta muito. Susanna fala além do russo, inglês e português, francês, espanhol, italiano, servo croata e ladino (esse eu tive que procurar no Google!).
Para começar a aprender um idioma usando músicas e ou mídia, ela dá 5 dicas, todas relacionadas a audição.

1 – Treine sua audição

Para aprender um novo idioma você precisa preparar os seus ouvidos. Veja: dançar chá-chá-chá ouvindo valsa é como tentar falar um novo idioma enquanto você continua usando o ritmo do seu idioma materno. A dica é: deixe-se levar pelos sons do idioma como se estivesse ouvindo uma nova música.

Mesmo se você for apenas um iniciante e souber poucas palavras de um idioma você pode aprender ouvindo. Preste atenção em como as pessoas falam. Parece que elas estão falando um número de telefone ou falando uma lista de números quaisquer? Elas estão com raiva? Ou felizes? Às vezes você tem que desligar o seu cérebro e a tendência para interpretar e analisar tudo. Ouça as palavras faladas para você e siga a sua intuição.

2 –  Ouça antes de falar

Será que alguém sente vontade de aprender a tocar violino sem antes ter ouvido um violino? Muito provavelmente não. Então, da mesma forma, você deve se acostumar com a musicalidade de um idioma antes de reproduzir seus sons. Lembre-se de que as crianças primeiro aprendem a fazer sons e depois palavras. Bebês e crianças pequenas ouvem o idioma antes de dizerem as suas primeiras palavras, com um ano de idade, mais ou menos. Eles ouvem primeiro e depois falam. Por isso nem todos são alfabetizados, mas quase todos podem falar pelo menos um idioma.

3 –  Relaxe e escute música no idioma que você está aprendendo

Encontre músicas que você gosta em seu idioma-alvo. Num primeiro momento não se importe se você não entender as letras. Escolha a música que você gosta. Você pode começar a cantar junto, mesmo sem saber o que você está cantando. Isso é bom. Você não está apenas aprendendo o ritmo do idioma, mas você está aprendendo um novo vocabulário. Relaxe e feche os olhos. Desligue as luzes. Deite-se ou sente-se em uma posição confortável. Feche os olhos e ouça a música. Não tente entender as palavras, apenas ouça-as. Você pode cair no sono ou sonhar de dia. Dê-se o tempo para simplesmente ouvir e não fazer mais nada. Sua mente precisa ter calma a fim de que os sons sejam absorvidos. Seus ouvidos precisam de concentração para deixá-los ouvir adequadamente todas as frequências altas, médias e baixas do idioma. Faça isso regularmente.

4 –  Ouça música em segundo plano

Ouça música no seu idioma-alvo quando estiver dirigindo, fazendo tarefas domésticas, cozinhando, cuidando do jardim, etc. Mesmo se você estiver apenas passivamente escutando a música os ritmos do idioma vão se tornar mais familiares para você. É fundamental estar rodeado pelo sons, mas não precisa estar no país onde essa língua é falada.

5 – Ouça uma estação de rádio local no novo idioma

Quando você começa a ouvir as transmissões de rádio as propagandas podem soar como se elas estivessem emitindo um fluxo ou uma tempestade de sons e não palavras individuais. Com o tempo você vai ouvir palavras familiares repetidas e vai aprender a distingui-las. Os professores de idiomas chamam isso de “competência adquirida.”

Sobre o livro

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

‘Idioma é música’ aborda de forma pormenorizada como utilizar as mídias disponíveis (músicas, video-clipes, filmes e outros) para aprender ou aprimorar o conhecimento de um novo idioma. A música ativa mais partes do cérebro e quando aprendemos línguas com músicas é mais fácil aprender e lembrar palavras, regras gramaticais e pronúncia correta.
O original do livro foi escrito em inglês (Language is Music) e já possui versões em espanhol (El idioma es música), russo (Легкий способ быстро выучить иностранный язык с помощью музыки) e português. A Secretaria de Estado (State Department) e o Ministério de Defesa (Defense Department) dos Estados Unidos utilizam o livro nas suas escolas de línguas.

Título: Idioma é música: Mais de 70 dicas fáceis e divertidas para aprender idiomas com facilidade
Autora: Susanna Zaraysky
Lançamento: Janeiro de 2014
Editora: Kaleidomundi
Formato: livro brochura e ebook
Disponível na Livraria Cultura, Book Depository (com frete grátis para o Brasil) e ebook.

*Susanna Zaraysky também é autora do ‘Travel happy, budget low’, livro com mais de 200 dicas para viajar economicamente. Disponível via ebook aqui.

A foto que abre o post é de Wil Molenkamp.

Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…