Notícias

Anunciadas novas regras para turismo no Jalapão


O parque estadual do Jalapão, no Tocantins, está com novas regras para visitação. Entre as normas anunciadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está a proibição do uso de drones para filmagens e fotografias nas dunas. Ensaios fotográficos de casamento e 15 anos, por exemplo, continuam permitidos desde que previamente informados e autorizados. Não há restrições para fotos pessoais, exceto para fins comerciais.
As áreas de nado também foram delimitadas: as lagoas próximas das dunas estão entre os locais cujo o banho está proibido.
A abertura de novas trilhas não será mais permitida e a entrada de animais domésticos também não será mais permitida, apenas cães guias usados para orientação dos deficientes visuais serão autorizados.
O uso de bebidas alcoólicas e substâncias ilícitas nas dunas faz parte da lista de proibições anunciadas pelo o órgão. As regras ainda reforçam proibições como alimentar e maltratar os animais silvestres, bem como retirar material da natureza e acender fogueiras dentro do parque.

Foto: Divulgação Naturatins.

Dado apresentado em 2016 pelo Naturatins | Foto: Divulgação Naturatins.

Agências

De acordo com as novas regras, só poderão conduzir turistas pelo parque, empresas cadastradas no Ministério do Turismo. As mesmas deverão ter licenciamento ambiental para o exercício da atividade e o número da licença deve ser fixado [em local visível] na operadora.
Segundo o Naturatins, 11 empresas são cadastradas no ministério, mas o número das que trabalham na informalidade é bem maior, “daí a necessidade de formalização dessas empresas, no sentido de estarem cientes do uso racional dos recursos naturais”, diz nota divulgada pelo Ministério do Turismo, que afirma também que a fiscalização no parque será intensificada.
O lixo gerado pelos visitantes deverá ser recolhido pelas agências, sob pena de multa. O turista também poderá ser multado se flagrado jogando lixo na natureza.

A foto (da home) que traz até o post é de divulgação do Ministério do Turismo.
Texto: Geraldo Gurgel/MTur e Redação.

Votar

0 ponto
Upvote Downvote

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…

Pular para a barra de ferramentas