Notícias

Bolívia é o país que pior recebe turistas no mundo, diz pesquisa

A Bolívia é o país que pior recebe o turista no mundo, de acordo com pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial (FEM).
A informação que faz parte do “Relatório de Competitividade do Turismo de 2013” foi publicada hoje pelo UOL Viagem (aqui).
No relatório foram analisados 140 países que se organizam para atrair visitantes estrangeiros.
O levantamento contou com sondagens feitas pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), a Organização Mundial do Turismo nas Nações Unidas (UNWTO) e pelo FEM.

Confira o ranking da ‘pior receptividade’:

1. Bolívia
2. Venezuela
3. Rússia
4. Kuwait
5. Latvia
6. Irã
7. Paquistão
8. Eslováquia
9. Bulgária
10. Mongólia

O relatório também traz os países onde os turistas são melhor recebidos:

1. Islândia
2. Nova Zelândia
3. Marrocos
4. Macedônia
5. Áustria
6. Senegal
7. Portugal
8. Bósnia-Herzegóvina
9. Irlanda
10. Burkina Faso

E você concorda com o resultado da pesquisa?

Na imagem, o nevado Illimani, em La Paz, Bolívia. Foto: Silnei L Andrade / Mochila Brasil

Nota da Redação: Nós tivemos a oportunidade de estar na Bolívia por duas vezes e em nenhuma delas nos sentimos “MAL” recebidos de fato.
Passamos sim, por algumas situações que poderíamos ter passado em qualquer outro lugar do mundo. Exemplo: uma passagem custar X e estarmos com uma nota Y (maior que X) na mão e o vendedor nos falar que o preço é Y (portanto mais caro e diferente do preço real). Também tivemos um episódio com relação ao comprovante de vacina internacional em Puerto Quijarro (pode ser lido aqui).
A Bolívia é um país lindo, riquíssimo em cultura e história e como qualquer outro país, desta lista de “bons ou maus anfitriões” merece (e tem) nosso total respeito. E se deve ser visitado? SIM!!! Nós amamos a Bolívia, não importa o que diga qualquer pesquisa.
A Bolívia é um dos poucos países da América do Sul que declara, através de órgãos oficiais (de Turismo no caso) que os mochileiros são bem-vindos e muito importantes para a economia do país (leia aqui).
Quanto aos critérios da pesquisa, nós não tivemos acesso aos mesmos. A notícia divulgada fala apenas em “sondagens” feitas pelo FEM, pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e pela Organização Mundial do Turismo nas Nações Unidas (UNWTO).

Comentários do Facebook

comentários

17 Comments

17 Comments

  1. Sílvia

    7 de dezembro de 2016 at 16:05

    Estive na Bolívia no fim do ano passado, nada a reclamar, problemas que encontraria em qualquer país. Fui muito bem atendida e recebida, já no Peru achei o atendimento péssimo.
    Mas ambos tem lugares lindo e vale a pena conhecer.

  2. Maria José

    19 de março de 2013 at 14:53

    Creio que a America Latina está incomodando um pouco o resto do mundo né?

  3. Maria José

    19 de março de 2013 at 14:50

    Não concordo nem um pouco com esta pesquisa. Varios amigos ja foram para Bolivia e foram bem tratados lá. Eu, meu esposo e um casal de amigos iremos em julho/2013. Porque não falaram da má recepção dos americanos e dos espanhois?

  4. Rafael

    16 de março de 2013 at 17:26

    Ja fui a diversos paises da lista, tanto dos melhores como piores e discordo completamente. Quais os critérios da pesquisa? Fui à Bolívia e achei o lugar incrível, apesar da pobreza e falta de estrutura e organização. Fatos q não me fizeram sentir mal recebido como em outros nos quais até tinga uma boa estrutura, porém não me sentia bem vindo.

  5. frank ely

    15 de março de 2013 at 11:58

    Concordo, pois a Bolivia trata seus visitantes na ponta do pé, eles destratam o quanto podem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…