Notícias

Brasil tem primeiro trecho do Caminho de Santiago no continente americano


Será aberto no próximo dia 29 de junho, o primeiro trecho do Caminho de Santiago nas Américas. O caminho de 21Km será no Brasil, mais precisamente na cidade de Florianópolis (SC).
De acordo com informações publicadas por Veja.com, esta é a primeira vez que um país do continente americano tem um trecho oficialmente reconhecido pelos espanhóis – o trecho no Brasil foi reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico.
Ainda de acordo com a publicação o caminho brasileiro começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passa pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses.
Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, dois apaixonados pelo Caminho são os idealizadores do percurso no Brasil. À Veja, Farah, que é jornalista e especialista em relíquias da Arquiodicese de São Paulo explicou “Em dezembro passado a Catedral de Santiago resolveu rever suas regras e passou a conferir a Compostela [o certificado de conclusão do Caminho] a quem percorrer os 77 km entre La Coruña a Santiago e o restante para completar 100 km em seu país de origem”, acrescentando “como achei que seria complicado para os peregrinos comprovarem isso aqui no Brasil, tivemos a ideia de fazer o Caminho Brasileiro. Fomos atrás da Catedral e a partir daí passamos a buscar uma rota.”
Ele comenta ainda que Floripa já tem alguns caminhos utilizados como preparação para o Caminho de Santiago e a questão da segurança também contou na escolha da cidade.
O Caminho brasileiro já foi reconhecido e integrado ao trajeto histórico desde 27 de abril de 2017, mas somente a partir de 29 de junho de 2017 os peregrinos poderão ter suas credenciais carimbadas nas quatro igrejas que compõe o caminho por aqui.

Peregrino em algum ponto do Caminho na Espanha | Foto: OficinadelPeregrino.com/Reprodução Facebook.

Para fazer o Caminho no Brasil não é preciso pagar nada, mas é preciso comprar a credencial (vendida por associações de peregrinos por todo o país), como se faz quando se percorre o caminho na Espanha.

Mais informações nos sites Amigos do Caminho e Oficina del peregrino.
Mais sobre o Caminho de Santiago, aqui.

A foto (da home) que traz até este post é de detalhe em rua da cidade de Santiago de Compostela, Coruña, Espanha | Reprodução Facebook.

Votar

38 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 86

Votos Positivos: 62

Upvotes percentage: 72.093023%

Votos Negativos: 24

Downvotes percentage: 27.906977%


Comentários do Facebook

comentários

1 Comment

1 Comment

  1. Tânia M

    10 de junho de 2017 at 20:38

    Eu já tenho a credencial e alguns quilômetros percorridos em Portugal, caso decida fazer o caminho brasileiro posso usar esta mesma credencial? Seria uma ótima oportunidade de conhecer melhor Florianópolis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…