Notícias

Relatório mostra cidades com melhor oferta cultural no mundo

 

A capital paulista tem 2.000 casas noturnas / Foto: Silnei L. Andrade/Mochila Brasil

A importância da cultura na vida das pessoas e suas cidades, não só como atrativo turístico mas como patrimônio local e por que não dizer qualidade de vida para quem ali mora, seguramente deveria figurar entre as preocupações “além discurso” dos políticos e no “além entretenimento” de cidadãos.

Anualmente um importante relatório mundial, o The World Cities Culture Report (iniciativa da prefeitura de Londres) mostra dados da oferta cultural nas cidades. Museus, galerias de arte, bibliotecas, cinemas, casas noturnas, teatros, livrarias entre outros fazem parte do relatório.
No estudo, São Paulo é a representante da América Latina. De acordo com sua edição 2012, a cidade conta com 2.000 casas noturnas e no continente americano fica a frente de Nova York, que conta com 584 clubes noturnos. Em termos mundiais (das cidades pesquisadas), somente Shangai, na China, com 1.854 casas se aproxima da capital paulista no quesito. Lembremos, por curiosidade, que o estudo mostra que São Paulo tem 11.797.021 habitantes; Shanghai tem 23.474.600. Seria algo como abrigar quase 6000 pessoas em cada casa noturna paulistana para que o resto da cidade se tornasse fantasma. Para deixar ruas e casas de Shanghai vazias, as casas noturnas de lá teriam que ser todas maiorzinhas que as paulistanas, abrigando quase 13.000 pessoas cada uma.

Embora São Paulo tenha suas 2.000 casas noturnas e outros inúmeros atrativos (sobre os quais ainda falaremos aqui) e figure no estudo como a maior economia do Brasil, que é a maior economia da América Latina e Caribe, perde para todas as cidades que aparecem nele em “número de turistas internacionais”. São 1.600.000 contra os 15.216.000 da “primeira colocada”, Londres.

12 cidades participaram do estudo: São Paulo, Nova York, Tokio, Shanghai, Sidney, Singapura, Mumbai, Istambul, Joanesburgo, Londres, Paris e Berlim. O relatório completo está no http://www.london.gov.uk/sites/default/files/WorldCitiesCultureReport.pdf (em inglês).

E você, que balada indica em Sampa?

Além das casas noturnas (o que inclui danceterias e casas de shows) há muito o que se fazer na cidade de São Paulo. Confira dicas de outros viajantes (e deixe as suas) clicando aqui.
– O site Catraca Livre também trás opções culturais (muitas gratuitas ou a preços populares) em São Paulo e na região metropolitana.
– O Guia da Semana também elaborou uma área no site só com a programação grátis na cidade.

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…