Notícias

Os 20 países mais perigosos do mundo para turistas


O Relatório de Competitividade de Viagens e Turismo de 2017 do Fórum Econômico Mundial avalia o setor de viagem e turismo em 136 países. A análise engloba entre outros pontos, a segurança, considerando o grau de violência generalizada e a exposição ao terrorismo.
A seguir os 20 países mais perigosos do mundo para turistas e as informações levantadas pelo jornal português Dinheiro Vivo.

1- Colômbia

Apesar de não passar a impressão de insegura aos brasileiros que visitam o país, a Colômbia aparece no topo do ranking dos países mais perigosos do mundo para turistas.
Segundo a publicação, a presença de gangues armadas, tráfico de drogas, sequestros e atos de terrorismo “que ocorrem em várias cidades do país” seriam responsável pelo aumento do “risco”.

2- Iêmen

A presença de grupos rebeldes na capital do país, Saná faz com que o Iêmen apareça em 2º lugar no ranking. Minas terrestres e ataques aéreos também afetam grande parte da população que sofre pela falta de bens alimentares e assistência médica.

3- El Salvador

Grandes taxas de homicídios e a violência entre gangues trazem El Salvador para o ranking.

4- Paquistão

Conflitos religiosos, exposição à guerra no Afeganistão e atentados terroristas são alguns dos motivos que representam perigo aos turistas que visitam o país.

5- Nigéria

O país é assolado pela violência de dois grandes grupos extremistas, o Boko Haram e o Estado Islâmico. Áreas com igrejas, escolas, locais de entretenimento, hotéis e restaurantes são atacados por ambos.

6- Venezuela

De acordo com a publicação, o país tem uma das maiores taxas de criminalidade do mundo. Além disso a escassez de bens de consumo aumentou a instabilidade social e a criminalidade no país.

7- Egito

Por lá, grupos extremistas são a preocupação. Alguns atacam transportes públicos.

8- Quênia

Mais uma vez o terrorismo traz um país a este ranking. Embora os ataques costumem acontecer fora da capital, Nairóbi, eles ainda representam grande ameaça a quem lá vive e ou vai visitar. Segundo a publicação explosões de granadas, tiroteios e esfaqueamentos são algumas das formas mais comuns de ataque.

9- Honduras

Outro país da América Central cuja publicação retrata como tendo uma das “maiores taxas de homicídios do mundo”. Falta de policiamento e o tráfico de drogas são destacados pelo jornal que cita ainda que “nos últimos sete anos, 70% dos homicídios de cidadãos americanos tiveram lugar nos distritos de Tegucigalpa, San Pedro Sula e La Ceiba.”

10- Ucrânia

As regiões de Donestsk, Luhansk e da Crimeia são destacadas como perigosas. A violência das forças armadas ucranianas e dos separatistas pró-russos também é comum nas regiões leste e sudoeste do país.

11- Filipinas

A publicação diz que sequestros de estrangeiros são uma prática comum por lá.

12- Líbano

Os ataques “frequentes” de vários grupos terroristas, disputas e protestos violentos são alguns dos pontos que trazem o Líbano para o ranking.

13- Mali

O risco de ataques terroristas é alto sobretudo em hotéis, restaurantes, centros comerciais e outros locais frequentados por turistas.

14- Bangladesh

Além de ameaças terroristas o país sofre com possíveis desastres naturais como terremotos, erupções vulcâncias, tempestades, inundações, ondas de calor e epidemias.

15- Chade

Estado Islâmico, Al Qaeda e Boko Haram são grupos terroristas ativos no Chade. Sua fronteira com Líbia e Sudão também é perigosa devido a presença de campos de minas.

16- Guatemala

A fronteira com o México é uma das zonas mais perigosas do país, devido aos tráficos humano e de drogas. Roubo à mão armada é outro crime comum na Guatemala segundo a publicação.
No ano passado, o país teve a 5ª taxa de homicídio mais elevada da América Latina e Caribe.

17- África do Sul

A alta taxa de criminalidade leva muitos locais a contratarem serviços de segurança privada por lá. Violações e homicídios ocorrem com frequência, especialmente em cidades mais remotas, de acordo com a publicação.

18- Jamaica

Crimes violentos e tiroteios em algumas áreas do país como Kingston e Montego Bay são o alerta referente à Jamaica.

19- Tailândia

Yala, Pattani, Narathiwat e Songkhla, províncias do sul do país são as áreas mais perigosas de lá. Nelas, nos últimos 13 anos morreram mais de 6.500 pessoas, devido à violência generalizada.

20- Congo

Grupos armados e as Forças Armadas Congolesas são muito ativas em diversas partes do país e conhecidas por sua violência.

Nota: É importante considerar os alertas de segurança emitidos por órgãos oficiais e entidades respeitáveis, mas é preciso também discernir entre uma informação e outra e avaliar as possibilidades quando de sua visita a determinado lugar.
No Mochileiros.com (que é um site feito por viajantes) por exemplo, há diversos relatos de viagem de alguns países citados aqui como um dos 20 mais perigosos para turistas. Em alguns deles sim, há histórias de perrengues (naturais a uma viagem, sobretudo independente) ou alguma sensação de insegurança, infelizmente comum inclusive em algumas cidades do nosso próprio país.

Com informações de Dinheiro Vivo e The Travel & Tourism Competitiveness Report 2017.
Imagens: BandeirasNacionais.com
A foto (da home) que traz até este post está sob licença Creative Commons.

Votar

4 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 92

Votos Positivos: 48

Upvotes percentage: 52.173913%

Votos Negativos: 44

Downvotes percentage: 47.826087%


Comentários do Facebook

comentários

7 Comments

7 Comments

  1. Claudia Severo

    Claudia Severo

    14 de junho de 2017 at 21:07

    Oi Eleonora! Você pode baixar o estudo completo (inclui outros dados além da Segurança) através do https://www.weforum.org/reports/the-travel-tourism-competitiveness-report-2017

  2. Vivi Ane

    14 de junho de 2017 at 21:41

    Acho o Brasil muito mais perigoso !!!!!

  3. Vanessa Sukevicieus

    14 de junho de 2017 at 21:30

    Estive em abril na Colômbia e me senti mais segura do que no Brasil. Claro que em qualquer lugar, sobretudo nas grandes capitais, devemos estar atentos a segurança mas a justificativa do texto não condiz com a realidade colombiana.

  4. Thiago Dias

    14 de junho de 2017 at 19:37

    Érica Vitório

  5. Thais Perotti

    14 de junho de 2017 at 18:55

    Lucas Nicolau, olha a 18

  6. Gabi Aragão

    14 de junho de 2017 at 17:48

    Deve ter muitos brasileiros morando nesses países…

  7. Eleonora

    14 de junho de 2017 at 13:20

    Qual a colocação do Brasil?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Fechar
de

Enviando Arquivo…