Notícias

Os pontos turísticos mais fotografados do mundo…


… e a falta de criatividade no registro fotográfico deles.

Pesquisa realizada pela Sony Mobile Communications revelou os pontos turísticos mais fotografados do mundo e indicou que a maioria das pessoas está cansada das fotos idênticas dos mesmos, por exemplo, no Instagram. Mais de um terço das fotos são exatamente iguais. A investigação diz que mais da metade dos 30 pontos turísticos é fotografada dos mesmos três ângulos. Para se ter uma ideia, 85% das fotos tiradas de Machu Picchu são do mesmo ângulo, gerando cerca de meio milhão de imagens idênticas no Instagram.

Coliseu sob uma perspectiva não muito comum | Foto: Mikael Buck/Sony Mobile Communications.

Os mais fotografados

Utilizando dados do Instagram, a pesquisa intitulada #XperiaNewPerspectives revelou os 5 destinos mais fotografados do mundo:
1- Torre Eiffel
2- Big Ben
3- A cidade de Londres
4- Burj Khalifa (Dubai)
5- Coliseu

Sob os mesmos ângulos

A presença da Torre Eiffel no topo da lista pode não surpreender, mas os dados mostram que 35% das fotografias dos pontos turísticos são tiradas dos mesmos três ângulos. Outros pontos turísticos notáveis que seguem essa tendência incluem o Cristo Redentor no Brasil, onde 71% das fotos são dos mesmos três ângulos, a Fontana di Trevi, na Itália (74%), o Monte Fuji, no Japão (77%) e Machu Picchu, onde 85% das imagens postadas no Instagram são tiradas das mesmas poucas perspectivas.

Foto: Achim Thomae/Sony Mobile Communications.

As pessoas querem novos ângulos

A pesquisa diz que há um crescente desejo de ver fotografias novas e originais, com 47% das pessoas cansadas de ver as mesmas fotos e 52% delas mais predispostas a dar ‘like’ para uma composição não vista antes.

Detalhe em Alhambra | Foto: Lluís Salvadó/Sony Mobile Communications.

Dicas para capturar fotografia sob uma nova perspectiva

A Sony pediu ao premiado fotógrafo de viagem, Lluís Salvadó dicas para quem está interessado em registrar o lugar que visitou sob uma nova perspectiva e ele indicou:

1- Brinque com as cores e o brilho, é incrível como uma cena pode ficar diferente com alguns pequenos truques de câmera.

2- Caso esteja tendo dificuldades em conseguir uma foto original, brinque com superfícies refletivas, um ponto turístico famoso pode se transformar com um pouco de água.

3- Procure por beleza na arquitetura à sua volta e não somente no ponto turístico em si. Pode haver uma grande qualidade artística em coisas estruturais.

4- Tente novas perspectivas e tire algumas fotos de um ponto acima ou abaixo do seu alvo, não tenha medo de experimentar composições.

5- Utilize pessoas e suas silhuetas para dar à foto uma sensação de local e tempo e brinque também com perspectivas.

Votar

7 pontos
Upvote Downvote

Total de Votos 9

Votos Positivos: 8

Upvotes percentage: 88.888889%

Votos Negativos: 1

Downvotes percentage: 11.111111%


Comentários do Facebook

comentários

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…