Notícias

Paraisópolis entra no roteiro turístico paulistano

Visitas guiadas à segunda maior favela de São Paulo apresentam atividades culturais e artísticas locais

Paraisópolis é uma verdadeira cidade dentro da metrópole, mas poucas pessoas conhecem a riqueza cultural existente dentro dela. E foi pensando em transpor o muro invisível que separa a realidade dos mais de 100 mil moradores da comunidade daqueles que desconhecem os tesouros escondidos em suas vielas que União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP) desenvolveu um roteiro turístico dentro da segunda maior favela paulistana.

Apresentação de balé na comunidade | Foto: Divulgação Paraisopolis.org

Apresentação de balé na comunidade | Foto: Divulgação Paraisopolis.org

O projeto ‘Paraisópolis das Artes’ tem como objetivo estimular a visitação a pontos como a oficina onde artista plástico Berbela transforma sucatas de ferros e outros materiais em esculturas; a ‘Casa de Pedra’, obra de Estevão Silva da Conceição – famoso internacionalmente como o “Gaudí brasileiro“ –; e a casa construída inteiramente com garrafas PET por Antenor Clodoaldo Alves Feitosa, outro morador de Paraisópolis. O programa incluí ainda apresentações do Ballet Paraisópolis e das Orquestras Filarmônicas de Paraisópolis, além de passeios pelos estúdios da rádio comunitária Nova Paraisópolis 87,5 FM, pelas obras de urbanização da comunidade e pelo Condomínio E, exemplo de moradia popular sustentável premiado com o Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal.
Os visitantes poderão ainda se deliciar com um café da manhã especial, oferecido pela cooperativa Mãos de Maria, e participar de um bate papo com lideranças sobre a história de Paraisópolis e seus principais projetos sociais. A visita termina com uma passagem pelos comércios da área e uma loja para compra dos diferentes produtos feitos por residentes locais.
“Existem muitos mitos sobre a vida de quem mora e trabalha em uma comunidade. Assim como tantas outras localidades de São Paulo, Paraisópolis é cenário de uma grande efervescência cultural, reunindo ateliês de arte, espaços para prática de dança, música e teatro e inúmeros projetos socioeducativos“, comenta Gilson Rodrigues, presidente da UMCP e um dos responsáveis pela iniciativa.
Para participar das visitas monitoradas o interessado deve entrar em contato pelo telefone 11 3501-3275 ou através do e-mail artes@paraisopolis.org.

Mais informações no site http://paraisopolis.org/ e na fanpage do Facebook https://www.facebook.com/ParaisopolisSP

Casa de Pedra é uma das atrações mais famosas da comunidade

Abaixo fotos de detalhes de alguns pontos da casa de Estevão Silva da Conceição, o ‘Gaudí brasileiro’. Um pouco mais da história dele pode ser conferida no http://www.artedobrasil.com.br/estevao_silva.html e mais fotos aqui.

Detalhe da Casa de Pedra - Paraisópolis | Foto: Cheila Britto

Detalhe da Casa de Pedra – Paraisópolis | Foto: Cheila Britto

Detalhe da Casa de Pedra - Paraisópolis | Foto: Estevaoartistaplastico

Detalhe da Casa de Pedra – Paraisópolis | Foto: Estevaoartistaplastico

Detalhe da Casa de Pedra - Paraisópolis | Foto: Cheila Britto

Detalhe da Casa de Pedra – Paraisópolis | Foto: Cheila Britto

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…