Notícias

Peru deve ter seu primeiro teleférico em 2014

O governo da região de Apurímac no Peru, anunciou no último dia 03, que segue adiante com o projeto de construção do teleférico que pretende integrar o complexo arqueológico de Choquequirao ao circuito turístico de Cusco, um dos destinos turísticos mais importantes do país.
O teleférico, que seria o primeiro do país, deverá ser construído sobre o imponente cânion do Río Apurímac, tendo como partida o mirante de Kiuñalla, no distrito de Huanipaca, na província de Abancay.
Segundo a Cámara Nacional de Turismo (Canatur), o teleférico poderia motivar a chegada de 200.000 visitantes em seu primeiro ano de funcionamento. Já em novembro de 2011, de acordo com informações da Andina – Agencia peruana de notícias, os ministérios de Cultura, Comércio Exterior, de Turismo e do Meio Ambiente ratificaram a vontade política do governo de respaldar o projeto.
No último dia 06, o jornal peruano La republica publicou matéria sobre o assunto, ressaltando que Cusco teme que o teleférico provoque dano ao complexo arqueológico de Choquequirao que, de acordo com a publicação seria um ‘segundo Machu Picchu’.
Autoridades da região de Cusco, asseguram que Apurímac tem 2014 como previsto para o término das obras. Os efeitos poderiam ser negativos tanto para o complexo arqueológico em si, como ao ecossistema que o rodeia, comentam à publicação.
O diretor regional de Cultura de Cusco, David Ugarte Vega Centeno, disse que se Apurímac iniciar a obra sem a permissão de Cusco, seria uma ofensa, mas dá sinais de simpatizar com o projeto “este sistema é a melhor forma de chegar ao lugar, ao contrário não haverá turismo”, disse ao La Republica.
Em 2000 Ugarte foi o principal opositor de um teleférico que levaria à Machu Picchu. “Não há que se confundir as características de Machu Picchu com as de Choquequirao. Este último é uma construção inca tardia e seu nível de acessibilidade é muito complicado”, destacou.
Hoje, alguns poucos mochileiros de várias partes do mundo fazem travessias (à pé) na região do cânion.
No último dia 03, o presidente regional de Apurímac, Elías Segovia Ruiz disse que o teleférico estará pronto no segundo semestre de 2014 e terá um impacto turístico, econômico e social. Empresas privadas, nacionais e estrangeiras já se mostraram interessadas em participar de licitação para a concessão da administração do teleférico, de acordo com Ruiz à Andina.
Ainda de acordo com a agência, o teleférico de Choquequirao será o primeiro projeto do “Programa de Teleféricos”, o qual tem por objetivo entre outras coisas, melhorar a acessibilidade da população aos locais de difícil acesso.
A meta do governo é contar com 24 projetos de mobilidade por cabo (inaugurados ou em processo de construção) até 2016, em distritos de Lima, como Barranco e El Agustino e nas regiões de Cajamarca, Ayacucho e Arequipa.
O Rio Apurímac nasce das águas de degelo do Nevado Mismi, localizado na província de Arequipa, sul do Peru.

Mais informações sobre o Teleférico podem ser obtidas no site do Governo Regional de Apurímac.

O vídeo abaixo mostra um pouco do projeto:

Foto: Complexo arqueológico de Choquequirao – Peru | Divulgação/VisitaPeru.
Vídeo: Canal del Gobierno Regional de Apurímac/Youtube.

Votar

0 ponto

Total de Votos 0

Votos Positivos: 0

Upvotes percentage: 0.000000%

Votos Negativos: 0

Downvotes percentage: 0.000000%

Comentários do Facebook

comentários

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Hiram Bingham, o 'verdadeiro Indiana Jones' - Mochila Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…