Notícias

Turismo de massa ameaça ilhas tailandesas

O desenvolvimento sem controle e a expansão dos voos de baixo custo ameaçam as ilhas mais remotas da Tailândia, como a Koh Lipe, de acordo com reportagem da agência EFE, publicada no jornal Folha de S.Paulo.
São milhares os turistas que visitam a ilha, que mesmo assim seguia salva dos custos ambiental e social do turismo de massa.

Um dos pontos de Koh Lipe | Foto: Divulgação/Castaway Resorts

Um dos pontos de Koh Lipe | Foto: Divulgação/Castaway Resorts

Com ele, hotéis, bares e restaurantes estão por toda a parte, bem como o excesso de lixo. Alguns locais levam turistas para passeios em seus barcos e alguns pescam em lugares cuja atividade é ilegal. Ainda de acordo com a reportagem, estes passeios deixam montanhas de lixo em ilhas desabitadas como a Koh Hin Nagam.
Nativos que chegaram há seculos no território também se veem obrigados a irem cada vez mais para o interior. É o caso dos urak lawoy.

Regiões até então afastadas das rotas turísticas frequentes sofrem

Koh Lipe tem cerca de 1,6 Km² de área e fica no extremo sul da Tailândia, dentro do parque natural de Tarutao, na fronteira com a Malásia.

Um dos pontos da ilha | Foto: Mateo Pieroni

Um dos pontos da ilha | Foto: Mateo Pieroni

Segundo a EFE, ela é a única ilha do parque onde é permitida a urbanização, o que se transformou em uma febre do concreto, com o turismo dos últimos anos.
A região fica um pouco afastada das rotas turísticas frequentes, mas com as ofertas das companhias aéreas que incluem voo, veículo e lancha até a ilha, provocaram uma inundação de visitas, inclusive na época de chuvas (entre maio e outubro).
“Após desembarcar em uma de suas praias, é possível se deparar com várias construções sem ordem aparente e quase não resta zona florestal no interior da ilha”, frisa a publicação.
Dicas de viajantes sobre a Tailândia e outros destinos na Ásia no http://www.mochileiros.com/asia-f36.html

Na imagem que abre o post, vista aérea de Koh Lipe | Foto: Divulgação/Castaway Resorts

Comentários do Facebook

comentários

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top

E aí, tudo bem? Bora logar!

ou

Entrar

Esqueceu a senha?

Ainda não tem uma conta? Cadastro

Fechar
de

Enviando Arquivo…