Sobre o Mochila Brasil

Silnei L Andrade, fotógrafo e webmaster e Claudia Severo, jornalista – Foto: Arquivo pessoal

Com material produzido por sua Redação* e por outros autores (jornalistas, assessorias de imprensa, departamentos de comunicação, leitores etc) o Mochila Brasil é uma revista-web destinada a mochileiros/viajantes independentes (que viajam por “conta própria”).
Criado em 1998 sob o já extinto domínio www.mochillabrasil.cjb.net (hospedado no também já extinto Geocities) foi o primeiro órgão de imprensa nacional a falar de Turismo Backpacker, importante fonte de divisas para vários países que o exploram mercadologicamente (destaque para Austrália e Nova Zelândia).
Em 2000 surge sob seu endereço oficial e definitivo www.mochilabrasil.com.br e desde 2002 faz parte da área de viagem do portal UOL.

Conteúdo

Além de informações, dicas e curiosidades sobre destinos e o universo mochileiro, o viajante independente (que entre outras particularidades não viaja com pacotes turísticos) pode reservar aqui hostels e hotéis econômicos em mais de 170 países (em uma parceria com a mundialmente conhecida pelos viajantes, Hostel World ) e conhecer, contatar e negociar sem intermediários estadia em hostels por todo o Brasil através do AlberguesdoBrasil.com, um dos sites que fazem parte da nossa (por enquanto) pequena “rede” de serviços para o viajante.

A maior comunidade de viajantes da web brasileira nasceu aqui

Em 1999 o Mochila Brasil cria a seção Intercâmbio, de troca de informações entre viajantes. Para participar da movimentada área do site, os mochileiros mandavam suas dúvidas, relatos de viagem e comentários para a Redação via e-mail que publicava (manualmente) os melhores.
Neste mesmo ano então, do Intercâmbio, nasce a comunidade Mochileiros.com, hoje com mais de 196.000 usuários cadastrados.

Mochila Brasil + Mochileiros.com

Somam em média, pouco mais de 2.500.000 páginas vistas mensalmente ( pouco mais de 800.000 de visitas/mês).
Tal audiência é composta por: homens (54,8%) e mulheres (45,2%) que têm entre 18 e 35 anos (80,3%); solteiros (80,4%), formados ou cursando o ensino superior (60,9%); alguns pós-graduados (10,6%). São pessoas das classes A e B (68,4%); empregados e trabalhando (73,3%), outros estudando (24,7%).
Os dados são de uma amostra de 1.000 usuários.

* Nossa Redação é composta pela jornalista Claudia Severo de Almeida, 35 [MTB: 31.962 (DRT/SP)] e pelo fotógrafo e webmaster Silnei L. Andrade, 38.
O conteúdo apresentado é colhido pela dupla que conta também com a colaboração de viajantes (jornalistas ou não).
– As ricas informações postadas na comunidade Mochileiros.com também são destacadas (via reprodução em posts e ou citações em matérias) no Mochila Brasil mediante autorização de seus respectivos autores.

Fale conosco escrevendo para redacao@mochilabrasil.com.br .
Para informações sobre publicidade, clique aqui.

Nota: Diante dos avanços na Internet e das mudanças de comportamento dos “internautas”, o Mochila Brasil é relançado hoje (11/09/2012) num formato de blog, visando uma ainda maior interação entre os viajantes independentes brasileiros reunindo-os e trazendo o que há de melhor nos meios que o tratam como consumidor inteligente. Consumidor de produtos de qualidade, de serviços de qualidade e de informação confiável.
Esperamos que vocês gostem do novo Mochila Brasil (críticas e sugestões são bem vindas!).
Boa leitura. Boas mochiladas!

>> Leia também: Aviso legal

Conheça antigas versões do Mochila Brasil na galeria abaixo:

Popular tags

Albergues América do Sul Bahia Bolívia Brasil Entrevistas Equipamentos Europa Fotografia hostels Livros Machu Picchu Mochileiras Mulher Notícias Parques Nacionais Peru Tailândia Uma imagem vale + que 1000 palavras Uruguai