O Mochila Brasil nasceu em 1998/1999 como uma revista-web destinada a mochileiros/viajantes independentes.
Já naquele ano, sob o já extinto domínio www.mochillabrasil.cjb.net (hospedado no também já extinto Geocities) foi o primeiro órgão de imprensa nacional a falar de Turismo Backpacker, ou Turismo mochileiro.
Em termos de conteúdo, trazendo-o para os dias de hoje, podemos considerá-lo o primeiro blog de viagem do Brasil. Naquele tempo ainda não havia as ferramentas de blog, mas nosso conteúdo era tão empolgante quanto hoje e dele nasceu a comunidade Mochileiros.com, referência no assunto em língua portuguesa.
Em 2000 surgiu sob seu endereço oficial e definitivo www.mochilabrasil.com.br e desde 2002 faz parte da estação Viagem do portal UOL.

Quem faz

Claudia Severo de Almeida, 37 – jornalista (MTB: 31.962 – DRT/SP).
Silnei L Andrade, 42 – fotógrafo, videomaker e webmaster.
Os viajantes – protagonistas de histórias e experiências incríveis mundo afora,  nossa fonte de inspiração.

Claudia e Silnei no vulcão Quilotoa, Equador | Foto: Arquivo pessoal.

Claudia e Silnei no vulcão Quilotoa, Equador | Foto: Arquivo pessoal.

Na mídia

Nesses anos de trabalho, muitas matérias sobre ele foram feitas (tem uma pastinha aqui com algumas delas <3), mas uma (transcrição no fim desta página), publicada no jornal O Estado de S.Paulo, em 15 de janeiro de 2002 resumiu bem o que acreditamos ser a proposta do site (até hoje) e na época, seu conteúdo.

Matéria no jornal O Estado de S.Paulo -15/01/2002 | Reprodução.

Matéria no jornal O Estado de S.Paulo -15/01/2002 | Reprodução.

Curiosidade – O primeiro mochilão internacional

Nossa primeira viagem internacional foi em 2000/2001, para a Bolívia. Há 15 anos o país não era um destino tão popular (nem entre os mochileiros) no Brasil, tanto que um dos principais jornais de lá (o El deber), achou curiosa a viagem de 2 mochileiros brasileiros pelo país e publicou uma entrevista com a gente na revista (Extra) dominical deles.
Ah, para conseguir realizar essa viagem fizemos um empréstimo (pequeno, claro – pagos em suaves prestações) no banco ABN AMRO.

Entrevista na revista Extra do jornal El deber - 20/05/2001 | Reprodução.

Entrevista na revista Extra do jornal El deber – 20/05/2001 | Reprodução.

Mais recentemente uma matéria falando sobre ‘Mochilão através dos tempos: três gerações contam o que mudou’ também fala um pouco da nossa experiência.

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

Nota: Você talvez ache que o conteúdo do Mochila Brasil é pequeno para tantos anos de trabalho. De fato. É que ficamos parados um tempo para nos dedicarmos ao Mochileiros.com.

Transcrição da matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo:
“Está no ar a página virtual que faltava aos backpackers brasileiros
O www.mochilabrasil.com.br converteu-se no portal oficial dos backpackers brazucas. Não é a toa.
Exemplo prático: que site dá, de mão beijada, informações de serviços imprescindíveis ao turista de bolso curto, como passes de trem, de ônibus e overlands que os transportam a locais de difícil acesso por preços mínimos? Pois é… Na mesma linha de utilidade pública funciona o link Hospedagem Econômica, com pousadas e albergues mais baratos do Brasil. As diárias variam, acreditem de R$ 4,00 a R$ 50,00. O site dedicado ao mundo dos mochileiros ainda traz como alternativa links para organismos e instituições que oferecem emprego para quem pretende angariar recursos durante a viagem. Basta clicar em Trampo na Trip. Além de dicas e relatos de viagem feitos pelos próprios usuários, o site também traz reportagens e notícias atualizadas sobre o mercado de turismo e afins. O ponto negativo é o fundo preto da tela, que inegavelmente dá uma cara original à home page, mas em compensação cansa demais a vista. Mesmo assim, não desista sem antes entrar em Ecoguia-Brasil, onde há informações sobre ecoturismo em solo nacional, parques nacionais e temas ligados à área. Também há dicas de livros sobre turismo alternativo e explicações didáticas a respeito dos esportes de ação mais populares. Convenhamos, serviço completo”.

>> Leia também: Aviso legal e para anunciar no Mochila Brasil, aqui.

>> Para falar conosco envie e-mail para redacao@mochilabrasil.com.br.

Conheça antigas versões do Mochila Brasil na galeria abaixo:

email